Ryan Dungey fala sobre o problema com a suspensão a ar em Anaheim 3

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Ryan Dungey agora é vice-líder da 450 – Foto: KTM Images / Simon Cudby

Ryan Dungey foi o quarto piloto diferente a vencer uma etapa do AMA SX em 2013. Fez isso no sábado, 2, na quinta etapa da competição, e assumiu a vice-liderança na clasificação da 450.

Mas as coisas não têm sido tão fáceis para o piloto da Red Bull KTM nesta temporada. Em A3, especialmente. A tão comentada suspensão a ar de sua moto sofreu um vazamento na largada da bateria classificatória, e parecia que Dungey estava realmente em apuros.

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Para conseguir chegar ao Main Event, teve que disputar a LCQ (Last Chance Qualifier – repescagem), que também foi marcada por muita dificuldade. As coisas não estavam se mostrando boas para o campeão da temporada 2010.

E então? Ele contornou tudo isso e venceu a etapa.

Depois da prova, os caras da Racer X conversararm com Dungey, e nesta terça-feira, 5, o BRMX traz a tradução do texto. Confira!

Essa corrida será difícil esquecer. Deve ter sido uma das corridas mais loucas da tua vida.
Ryan Dungey:
Sim, definitivamente uma das corridas mais alucinantes. Nunca tive uma noite dessas antes. Muita gente olharia para essa noite como uma noite com um monte de coisas que deram errado, mas muita coisa deu certo. Obviamente a falha na suspensão a ar foi uma chatice, mas por sorte aconteceu na classificatória, não na bateria principal. Então fui para a LCQ com uma suspensão de mola, sem saber como seria, mas tendo que confiar que daria tudo certo. E, por sorte, deu mesmo. Mas caí na segunda curva e meu trabalho estava sendo jogado fora.

Você realmente caiu na LCQ?
Ryan Dungey:
Sim, caí. Mas consegui subir novamente e imprimir um ritmo forte, e quando faltava meia volta para terminar, fui capaz de ultrapassar o segundo, o que me levou ao Main Event. A LCQ foi uma boa bateria pelo fato de sentir que estava tudo bem com a moto. Comecei a ter uma boa sensação. Sabendo disso, eu larguei no mesmo gate na final.

A primeira curva ajudou esta noite pelo fato de não ser totalmente 180 graus. Todo mundo começaria freando na primeira parte da curva e eu estava preparado para passar pelo lado de fora. Percebi que estava em quarto, passamos o duplo e o bicho tava pegando na terceira curva. Na segunda volta, assumi o primeiro lugar, sofri um pouco de pressão no começo, mas abri uma pequena vantagem, sendo possível fazer meu próprio traçado e fiquei mais tranquilo.

A pista também não permitia erros, já que nos treinos, os sete ou oito melhores estavam com apenas meio segundo de diferença. Sabia que se eu largasse na frente, conseguiria fazer boas voltas e isso torna as coisas confortáveis. Era só conseguir uma boa largada por fora, e nós conseguimos. É bom para a KTM ganhar as duas categorias hoje. Sinto que estamos progredindo com a moto, sinto que temos um bom conjunto. É seguir trabalhando.

Você nunca tinha feito isso?
Ryan Dungey:
Eu nunca vim da LCQ e venci a prova. Normalmente, se você vai para a LCQ, as coisas não estão funcionando para você. Ao mesmo tempo isso foi legal, superar isso e vencer. Todo mundo estava do nosso lado, e isso foi legal.

Fale do problema com a suspensão a ar. Quando você percebeu que ela estava com problemas?
Liguei a moto, acelerei, e percebi que a traseira baixou um pouco. Tivemos esse problema nos treinos, mas achávamos que estava solucionado.

Nos treinos de hoje?
Ryan Dungey:
Nos testes, em outra pista. Quando vi, “meu cara”. Ergui um pouco pensando que era comigo e talvez eu só estivesse sentindo algo fora do normal. Aí veio a placa de 30 segundos, eu subi o giro, subi mais um pouco e de repente, caiu, caiu, caiu. Perdeu ar. No fim, é uma nova tecnologia que precisa ser estudada. Mas poderia ter sido pior. É uma boa tecnologia. Estamos construindo. É novo. Melhor que não tenha acontecido no Main Event. As coisas deram errado, mas deram certo ao mesmo tempo.

Quando foi a última vez que você andou com a suspensão de mola? Você pelo menos sabia como isso se comportaria?
Ryan Dungey:
Então, isso era a principal dúvida na LCQ. Como a suspensão reagiria? E, parece fácil dizer, mas eu estava lutando comigo mesmo. Você precisa acreditar nisso. Precisa crer que vai funcionar. Pensei: classificar. Primeira volta era para sentir as coisas. Fui para as costelas (nas costelas estavam a principal dúvida). Fui e percebi que estava bom, e eu passei.

É muito legal ter pessoas ao seu lado, que te apoiam. Definitivamente, sem o incentivo, teria sido uma noite muito difícil.

Para os outros pode parecer que quando aconteceu o problema da suspensão, você voltou para o box gritando e reclamando com a equipe, mas não foi o que aconteceu.
Ryan Dungey:
Quando eu erro, eles não sentam lá e me xingam. Vi na cara de todo mundo, e todos pareciam pedir desculpas. Mas não há tempo para desculpas. A noite não estava perdida. Temos que manter a cabeça erguida. Tínhamos a LCQ para ir ao Main Event, e ganhar a final foi a cereja do bolo. Todo mundo fez um grande trabalho, não só nesta noite, como em toda temporada.