Search

Roteiro do Rally dos Sertões 2017, edição de 25 anos

Marcos Moraes anunciou as cidades que fazem parte do roteiro – Fotógrafo: Marcelo Machado de Melo / Vipcomm

 

O Rally dos Sertões – 25 anos irá largar de Goiânia, Goiás, e passará pelas cidades de Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garças (MT), Coxim (MS), Aquidauana (MS) e chegará a Bonito (MS).

O roteiro da edição histórica foi divulgado na noite desta terça-feira, 21, em evento realizado em São Paulo. A prova terá 2.793 quilômetros (1.822 quilômetros de trechos cronometrados), com início no dia 19 de agosto e término em 26 de agosto.

– Será um Rally dos Sertões inesquecível. Estamos desenvolvendo um roteiro que irá desafiar os pilotos do início ao fim da disputa. Além disso, o trajeto será de rara beleza, pois a chegada pela primeira vez vai ser  em Bonito (MS), em uma das regiões mais incríveis do país – afirmou Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.

A apresentação do roteiro, em São Paulo, empolgou pilotos e navegadores. A partir da divulgação das cidades eles já começaram a imaginar como serão as trilhas que irão percorrer e as estratégias para encarar a maior prova off-road do país e uma das maiores do mundo. Carros, motos, quadriciclos e UTVs participam da competição.

– O Sertões é uma prova única, que faz parte da minha história no rali e que eu tenho uma ligação muito forte. Sei que a Dunas está preparando um grande evento para a edição de 25 anos. Eu estou muito motivado e espero chegar ao sétimo título – afirma Jean Azevedo (Honda Racing), o maior ganhador na categoria motos, com seis conquistas.

– Este ano eu vou atingir a maioridade no Rally dos Sertões, pois será o 21º que eu disputo. Assim, acho que estou preparado para fazer uma boa prova, pois juízo já tenho bastante. É a melhor prova do Campeonato Brasileiro e uma das maiores do mundo. A satisfação de participar é muito grande e não importa em que posição você termina o Rally dos Sertões. O importante é participar bem – afirma Reinaldo Varella, que possui dois títulos de campeão geral nos carros (2010 e 2015).

– Para mim, o Rally dos Sertões é uma mudança de foco. Uma espécie de férias, quando deixo de pensar em negócios para me dedicar a uma atividade que me dá muito prazer. Tenho certeza que esta edição de 25 anos será ainda mais fantástica – diz Leandro Torres, da Torres Racing, campeão do Rally Dakar na categoria UTV.

 

Veja como foi o lançamento

 

Turismo

– Após o anúncio das cidades por onde passará o Rally dos Sertões, iniciaremos contatos e visitas para preparar a cadeia produtiva do turismo que será altamente impactada nessas cidades – afirma Matheus Dalzacker, superintende de Turismo do Governo do Mato Grosso do Sul.

Também participaram do evento Odilson Arruda Soares, prefeito de Bonito (MS); Odilon Ribeiro, prefeito de Aquidauana (MS), e Aluízio São José, prefeito de Coxim (MS).

O estado de Goiás foi representado por Carlos Ronay, diretor de Gestão e Planejamento da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras).

 

Ação Social

Além da competição, o Rally dos Sertões mais uma vez terá espaço para a solidariedade. O S.A.S Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões) novamente será parceiro da Dunas Race e irá realizar uma série de atividades ao longo da trilha.

O S.A.S. Brasil desenvolve ações de saúde, com atendimentos médicos e oftalmológicos, atividades artísticas e de entretenimento.

 

Stella

Nesta edição, além do roteiro inédito, outra novidade será o uso do Stella, um sistema de segurança que é eficaz e muito vantajoso para os competidores, principalmente em termos de custo. O dispositivo monitora os veículos via satélite e avisa quando outro se aproxima.

 

Programação do Rally dos Sertões – 25 anos

16/08/2017
Abertura Área de Box no Autódromo Internacional de Goiânia.

17/08/2017
Vistorias Administrativas e Técnicas no Autódromo Internacional de Goiânia.

18/08/2017
Vistorias Administrativas e Técnicas no Autódromo Internacional de Goiânia.

19/08/2017
Prólogo e Largada Promocional.

 

20/08/2017
1ª Etapa

Goiânia (GO ) – Goianésia (GO)
Deslocamento Inicial – 120 km
Especial (trecho cronometrado) – 310 km
Deslocamento final – 130 km
Total do dia – 560 km

21/08/2017
2ª Etapa
Goianésia (GO) – Santa Terezinha de Goiás (GO)

Deslocamento Inicial – 54 km
Especial (trecho cronometrado) – 272 km
Deslocamento final -3 km
Total  do dia – 329 km

22/08/2017
3ª Etapa
Santa Terezinha de Goiás (GO) – Aruanã (GO)

Deslocamento Inicial – 1 km
Especial (trecho cronometrado) – 270 km
Deslocamento final – 15 km
Total do dia – 286 km

23/08/2017
4ª Etapa
Aruanã (GO) – Barra do Garças (MT)

Deslocamento Inicial – 120 km
Especial (trecho cronometrado) – 240 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia – 430 km

24/08/2017
5ª Etapa
Barra do Garças (MT) – Coxim (MS)

Deslocamento Inicial – 42 km
Especial (trecho cronometrado) – 260 km
Deslocamento final – 130 km
Total do dia – 432 km

25/08/2017
6ª Etapa
Coxim (MS) – Aquidauana (MS)

Deslocamento Inicial – 56 km
Especial (trecho cronometrado) – 240 km
Deslocamento final – 30 km
Total do dia – 326 km

26/08/2017
7ª e última etapa
Aquidauana (MS) – Bonito (MS)

Deslocamento Inicial – 120 km
Especial (trecho cronometrado) – 230 km
Deslocamento final – 80 km
Total do dia – 430 km

Percurso total do Rally dos Sertões – 2.793 km
Especiais (trechos cronometrados) – 1.822 km (65,23%)
Cerimônia de Premiação