Romain Febvre sobra na Suécia e abre vantagem na liderança da MXGP 2015

||

febvre_mxgp
Febvre é o maior vitorioso da temporada até o momento – Foto: MXGP

 

Quem segura o jovem francês da Yamaha na MXGP 2015?

Romain Febvre venceu as duas baterias da 11ª etapa do Mundial de Motocross neste domingo, 5, em Uddevalla, Suécia, e abriu 39 pontos de vantagem na liderança da categoria MXGP. Restando sete etapas para o fim da competição, o italiano Antonio Cairoli está em segundo, e o alemão Max Nagl – que não disputou esta rodada por causa de lesão – em terceiro.

Detalhe interessante é que com as duas vitórias na Suécia, Febvre chegou a seis triunfos em baterias e se tornou o piloto que mais venceu corridas nesta temporada. Cairoli e Nagl têm cinco vitórias cada um, Gautier Paulin tem três, Clement Desalle, Kevin Strijbos e Ryan Villopoto têm uma cada.

Quem voltou a fazer uma boa prova neste domingo foi o belga Jeremy Van Horebeek, que deu a dobradinha para a Yamaha no pódio. Conhecido por bons desempenhos em pistas duras e lisas, ele fez 2-5 nas nas baterias e subiu no pódio pela primeira vez este ano.

Kevin Strijbos, da Suzuki, completou o pódio com 8-2 nas baterias. O belga chegou a liderar a segunda corrida do dia, oferecendo muita resistência a Romain Febvre, que teve que trabalhar duro para vencer. Assim, Strijbos conquistou seu terceiro pódio consecutivo desde que voltou após período afastado por lesão.

O atual campeão mundial, Tony Cairoli, ainda se recupera de lesão no braço esquerdo e talvez isso justifique seu oitavo lugar na primeira bateria. Mesmo assim, o piloto da Red Bull KTM se aproveitou da ausência de Nagl e assumiu a vice-liderança do campeonato.

A 12ª etapa será na Letônia, em Kegums, a pista que recebeu o Motocross das Nações no ano passado.

 

:: MX2

A categoria das 250 foi vencida por Tim Gajser, da Honda Gariboldi, que fez 2-1 nas baterias. Jeffrey Herlings, mesmo com uma placa e nove parafusos na clavícula, correu e venceu a primeira bateria. Mas caiu na largada da segunda prova e machucou o dedo gravemente, abandonando a prova. Mesmo assim, o bicampeão mundial segue com folga na liderança da categoria. O pódio da rodada se completou com os suíços Valentin Guillod (Yamaha) e Jeremy Seewer (Suzuki).

 

Melhores momentos do GP da Suécia

%CODE80%

 

 

Resultados da 11ª etapa, em Uddevalla

MXGP – soma das baterias
mxgp_11etapa_suecia

 

MX2
mx2_11etapa_suecia

 

 

Classificação do campeonato

MXGP
classmxgp_11etapas

 

MX2
classmx2_11etapas

 

gajser_mxgp_mx2
Gajser tem três vitórias em baterias na temporada – Foto: MXGP