Ricky “Maior de Todos os Tempos” Carmichael, muito prazer!

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É claro que a vida do maior piloto da história do motocross não se resume em um simples texto. Ricky Carmichael merece muito mais. Mas, recentemente, RC entrou para o Hall da Fama da Associação Americana de Motociclismo (AMA) e o “museu” dos grandes nomes do motociclismo mundial acaba de divulgar o texto que traz os principais feitos da carreira de RC. O BRMX aproveita o gancho, traz a tradução e alguns vídeos e fotos para relembrar The G.O.A.T. É sempre bom, principalmente para os novatos na área entenderem como se faz uma história de vencedor. Confira!

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Ninguém fez mais do que ele – Foto: Divulgação

 

O maior campeão do AMA Motocross e Supercross de todos os tempos, apelidado de G.O.A.T. (significa literalmente “cabra” em inglês, e no caso de Carmichael é também a sigla para “Maior de Todos os Tempos – Greatest Of All Times”), é reconhecido por ter conquistado vitórias com qualquer tipo de equipamento. Foram 150 vitórias como profissional durante a carreira!

:: Números impressionantes
– 72 vitórias no AMA MX;
– 48 em “Main Events” ou “Finais” do AMA Supercross;
– 26 no AMA Motocross Lites;
– 12 em Main Events do AMA Supercross Lites (125).

Só isso já seria suficiente para tornar um piloto lendário, mas um fato chama ainda mais atenção. Ricky é o primeiro atleta na história do AMA Motocross (James “Bubba” Stewart repetiu seu feito em 2008) a completar uma temporada na categoria mais difícil do esporte sem perder uma única vez. Ele realizou esta façanha inacreditável por três vezes – 2002, 2004 e 2005.

Poucas pessoas, em qualquer meio – seja nos esportes profissionais, nos negócios ou na vida pessoal – alcançaram este título: O Maior de Todos os Tempos. Ricky Carmichael, conseguiu.

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Em 11 anos como profissional, Carmichael tornou-se o piloto mais dominante da história do AMA Motocross. Eleito “Calouro do Ano” em 1996, atingiu sua primeira temporada completa em 1997, quando se tornou campeão nas 125cc. Desde então ele conquistou pelo menos um título em cada temporada que competiu, e nunca deixou de defender um título enquanto esteve apto a correr o ano inteiro (uma lesão no joelho tirou ele de parte da temporada de 2004).

No total, Carmichael venceu impressionantes 15 campeonatos nacionais no MX e SX, três Motocross das Nações em equipe (ganhou quatro individualmente). Natural de Tallahassee, Flórida, RC completa 34 anos no dia 27 de novembro deste ano. Atualmente, é comentarista de TV e promotor de eventos, entre outras atividades.

 

:: Batalha com Bubba, em 2006

 

Mais alguns fatos incríveis: Carmichael triunfou por três construtores diferentes – Kawasaki, Honda e Suzuki, respectivamente – e seu domínio atravessa gerações. Ele foi campeão com motores de dois-tempos, com os quais ele aprendeu a pilotar, e também com as motos de corrida de quatro-tempos, nas quais ele precisou trabalhar um pouco mais para desenvolver sua predominância.

Mesmo assim, para Carmichael a indicação para o Hall da Fama do AMA é um grande divisor de águas em termos de carreira e legado.

– Definitivamente é especial – diz. – Quando você pensa nos grandes nomes que correram com motocicletas na história, e em todos os grandes pilotos que correm hoje em dia, é muito legal fazer parte disso tudo – analisa.

Ricky foi eleito o Atleta do Ano pelo AMA Pro Racing cinco vezes: 2001, 2002, 2004, 2005, 2006. E, apesar de ele ser um competidor feroz nas pistas, fora delas era humilde e tranquilo, preferindo que sua pilotagem e resultados falassem por ele. Sua atitude e ética de trabalho conquistavam os fãs, tanto dentro quanto fora dos boxes.

– Tive a felicidade de me cercar de grandes pessoas, tanto na Kawasaki quanto na Honda e na Suzuki – afirma. – Todos me proporcionaram a chance de me sair bem. A indicação para o Hall da Fama é para estas pessoas. Elas me deram a oportunidade. De verdade, é uma celebração para elas.

 

:: Algumas voltas na pista de casa

 

Carmichael coroou sua grande carreira com uma vitória nos X Games e outra vitória com o time americano no Motocross das Nações, em Budds Creek, Maryland. Foi sua última corrida. Depois disso Ricky se aposentou das competições em duas rodas e se aventurou em corridas de carro (estilo Nascar e Stock Car).

Quando foi indicado ao Hall da Fama, neste ano, ele estava dirigindo uma equipe de sucesso no AMA MX e SX, além de ensinar jovens pilotos em sua escola de corrida. Como ele diz, a vida está ótima.

– Gosto de como as coisas estão agora. Posso ter me aposentado das corridas, mas continuo bastante ativo como dono de equipe e representante do esporte em geral. Estou tentando ajudar o esporte a ficar melhor e maior para quem está vindo por aí – explica.

– Sinto-me bem porque posso fazer as coisas que eu quero fazer, e não as que eu não quero. E essa é uma ótima posição para estar.

:: Cenas do filme On The Pipe 4

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Campeão de Honda, Kawasaki e Suzuki – Foto: Divulgação