Responsável pela pista de Foz do Iguaçu dá detalhes do trabalho realizado para receber a terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2012

||


Juvenal sobre o triplo que ele aponta como o obstáculo mais difícil do circuito – Foto: Elton Souza / BRMX

O circuito que recebe a terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2012 neste fim de semana, 2 e 3 de junho, está passando pelos últimos ajustes. Cristiano Cardoso, o Juvenal, comandou na tarde desta quinta-feira, 31 de maio, os acertos nas entradas de saltos e a aplicação de uma camada de areia em quase toda a extensão da pista construída na Praia de Três Lagoas, às margens do lago Itaipú, em Foz do Iguaçu, Paraná.


Há dois anos no cargo de construtor de pistas da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM), Juvenal explica que os trabalhos em Foz do Iguaçu se iniciaram há uma semana. Ele acrescentou elementos no circuito inspirados na pista do recente GP Brasil, disputado em Santa Catarina, como uma curva descompensada, e destaca o triplo que antecede a reta de chegada como o obstáculo de maior dificuldade.

>>> GALERIA: Pista na Praia de Três Lagoas


Nos últimos dias, Juvenal tem acompanhado as previsões climáticas para a região e explica que evitará cometer os erros que foram praticados em anos anteriores.

– Só vou gradear (a pista) se eu perceber que há segurança. Se souber que vai chover, passarei somente uma niveladora fina para misturar a areia com a terra. Não adianta repetir os erros do passado, passar uma grade de 50 centímetros e, se chover, transformar a pista em algo impraticável – justifica. 

Juvenal também comenta que o terreno em Foz do Iguaçu necessita de cuidados especiais em dias de sol. A terra fina se transforma em poeira, caso o clima permaneça seco. Por este motivo, foram empregados 50 caminhões de areias, distribuídos nas entradas e dentro das curvas.

– Quando você tem um terreno como este aqui, com um barro que não forma torrão, a passagem das motos geram uma espécie de talco vermelho que prejudica o trabalho dos jornalistas, dos sinalizadores, torna mais perigosa a situação dos pilotos e atrapalha a visão do público. A areia serve para controlar a umidade do terreno e evitar esse pó – comenta.

Tudo indica que Juvenal não precisará se preocupar com o pó neste fim de semana, pois a previsão do tempo para Foz do Iguaçu aponta grande chance de chuva.

Previsão do tempo


:: Veja a localização da pista


Visualizar Foz do Iguaçu – PR em um mapa maior