Red Bull Cross Choice mistura MX, trial, enduro, rally neste sábado, em Itu, São Paulo

||


Adam Raga, campeão mundial de trial, é considerado a principal atração pelos organizadores – Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história o Brasil vai receber o evento Red Bull Cross Choice, que mistura enduro, trial, motocross e outras modalidades off-road. A prova será realizada neste sábado, 1º de dezembro, em Itu, interior Paulista, em meio a um canavial de dois mil metros quadrados.

A competição reunirá estrelas do Brasil e do exterior, oferecendo 20 mil reais na premiação – 10 mil para o primeiro, 6 mil para o segundo e 4 mil para o terceiro. O circuito mesclará características e cenário peculiar. A regra da prova é muito simples: ganha quem chegar primeiro. Mas atravessar o circuito de pouco mais de mil metros em alta velocidade não será tarefa fácil. Isso porque, em três pontos da pista, os atletas serão forçados a escolher entre quatro opções de caminho que exigirão deles habilidades distintas. Uma espécie de “labirinto de desafios”.

Pneus de trator, empilhadeiras, caminhões e troncos de madeira são apenas alguns dos obstáculos que os atletas terão que encarar em alta velocidade. Por isso, não basta apenas ser rápido. Escolher o caminho certo também é fundamental.

Já estão confirmados alguns nomes de peso no esporte. Do trial vem o sulafricano Brian Capper e o guatemalteco Diego Orodoñes. Alguns brasileiros também já estão na lista, como Leandro Silva, Jean Ramos, Wellington Garcia, Felipe Zanol, Ramon Sacilotti, Chiquinho Velasco.

– Acho que será uma competição bem interessante, diferente. É legal essa ideia de tentar mostrar quem é o mais completo, se é o piloto de enduro, de rally, de trial, de motocross. O desafio é grande, com pilotos de alto nível – diz Felipe Zanol, que vai correr com uma Honda CRF280cc.

– É uma 250, por ser mais leve, com um kit de 280, pra ter mais baixa e torque. Mas nem consegui me preparar muito, testar, nem nada. Tá chovendo demais em Belo Horizonte – complementa.

O maior nome, de acordo com a organização, é do heptacampeão mundial de Moto Trial, Adam Raga. Nascido na Espanha, ele vem ao país pela segunda vez. A primeira foi em 2006, quando conquistou o título de campeão mundial de trial indoor, em São Paulo. Antes de chegar ao país, porém, ele explica um pouco mais sobre o que é a competição:

Afinal de contas: o que é o Red Bull Cross Choice?
É uma prova totalmente diferente de tudo o que eu já competi. Primeiro, porque mistura pilotos de estilos e tipos de pilotagem totalmente diferentes. Mas o mais diferente de tudo é a própria concepção da pista.

Ao longo do trajeto, existem três pontos em que os atletas têm que fazer “escolhas”. Ou seja, existirão quatro portões que levam a traçados totalmente diferentes e você pode escolher o que mais favorece seu estilo de pilotagem.

O que deixa nossa vida ainda mais difícil é que os portões não ficam sempre abertos ou seja, o caminho que eu escolhi na primeira volta pode estar fechado na volta seguinte.

Você irá enfrentar pilotos de diferentes modalidades. Como você está encarando este desafio?
Vamos ver o que acontece. Eu sou especialista em trial e não me dou tão bem em outras modalidades. Por isso, vou tentar extrair o máximo dos trechos que favoreçam meu estilo, dar o meu melhor e tentar vencer.

Além de trial, você já praticou alguma outra modalidade? Ainda as pratica, como hobby?
Sim! Claro que não em um nível profissional mas eu já fiz de tudo: motocross, enduro, supermotard… mas eu não pratico mais, nem como hobby. Hoje, meu foco é 100% no trial.

Você conhece seus adversários?
Conheço alguns e sei que eles virão com tudo. Mesmo apesar de não conhecê-los a fundo, de uma coisa eu sei: não importa qual a modalidade que eles pertençam, eles serão muito rápidos e tentarão vencer a qualquer custo, assim como eu.