Rally dos Sertões 2018 será um dos mais desafiadores de todos os tempos

A dureza vai começar! – Foto: Gustavo Epifanio

 

Começou a contagem regressiva para o Rally dos Sertões 2018!

Faltam 10 dias para o início da 26ª edição da competição, que promete ser uma das mais desafiadoras de todos os tempos.

A disputa começa com a corrida classificatória que define a ordem de largada da primeira etapa, no sábado, 18 de agosto, em Goiânia.

Depois, segue pelos estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará até a chegar no dia 25, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.

Serão mais de 3.600 quilômetros percorridos em vários tipos de terreno.

O Rally dos Sertões conta com as categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs na modalidade Cross-Country, que é de velocidade.

Além disso, a competição tem uma prova de Regularidade, na qual o que determina o vencedor é a precisão em manter a velocidade média.

Há também as Expedições, passeios de motos e carros, que acompanham o roteiro do rali em trechos paralelos, com visitação de pontos turísticos.

– O grande desafio já começa na primeira etapa, quando teremos 686 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos. Será um dia muito técnico, com solo abrasivo e navegação exigente. O navegador não ficará nem 500 metros sem ter que falar as referências e obstáculos para o piloto – afirma Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões.

Moraes conta que durante a conferência do primeiro dia ele e a equipe precisaram de 11 horas para fazer o trecho e checar a planilha, sem pausa nem para o almoço. Ele também dá uma dica para os pilotos e navegadores.

– Os competidores devem ficar atentos com os freios e os pneus, que serão muito exigidos durante a primeiro especial entre Goiânia e Formosa, no dia 19 de agosto – complementa.

No segundo dia, o roteiro dará uma pequena trégua.

– Será um dia relativamente light, já que a primeira etapa terá sido bem dura”, diz Moraes, que destaca também o último dia da prova, com chegada em Fortaleza. “Teremos uma especial com aproximadamente 200 quilômetros e 180 deles bastante desafiadores. Ou seja, os competidores não poderão relaxar só porque é a última etapa – finaliza Moraes.

 

Sertões Festival

Neste ano, uma das novidades do Rally dos Sertões, no sábado (18/8), será o Sertões Festival, com diversas atrações gratuitas ao público no Autódromo Internacional de Goiânia, das 8h às 23h.

A programação terá uma etapa do Mitsubishi Motorsports, prova de regularidade, e do Mitsubishi Outdoor, uma disputa que envolve muita aventura.

Para quem quer ver os principais pilotos e navegadores do país em ação, a oportunidade é acompanhar a corrida classificatória que definirá a ordem de largada do 1º dia de competição.

Outro evento é a corrida de rua do Circuito Caixa Cross Parques, com percurso de 5 km e 10 km.

Muitas manobras radicais estão sendo preparadas para o show da equipe Força & Ação.

Haverá também um espaço de food park, sessões de autógrafos, Sertões Sunset e para finalizar uma Super Largada Promocional, a abertura oficial do rali.

O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.