Rally Dakar 2015 terá largada e chegada em Buenos Aires

Jordi Viladoms no Dakar 2014 – Foto: Benjamin / Cremel/DPPI

 

O Rally Dakar 2015 terá largada e chegada em Buenos Aires, na Argentina, e passará novamente pelo Chile e Bolívia. O anúncio do roteiro foi feito nesta quarta-feira, 26, em Paris, na França, pela ASO, empresa organizadora da principal competição off-road do planeta. A 37ª edição do Dakar, a sétima na América do Sul, terá início no dia 3 de janeiro, em frente à Casa Rosada, sede do governo.

Buenos Aires é especial para o Dakar. Foi na cidade que começou a nova fase da competição, em 2009, quando o evento deixou a Europa e África para ser realizado em paisagens latinas, como a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama. O percurso em laço, com início e término na capital argentina, será uma homenagem a este momento histórico e de mudança.

Entre os destaques da próxima edição está a cidade de Iquique, no Chile, como sede do dia de descanso. Pela segunda vez, a Bolívia estará na rota da prova. O país que encantou os pilotos das motos e dos quadriciclos, no início deste ano, também entra no roteiro dos carros em 2015.

As características geográficas do continente têm agradado bastante os competidores e isso encorajou os organizadores a buscar mais desafios. As inovações continuarão com etapas maratonas (quando os mecânicos não podem fazer a manutenção dos veículos) para todas as categorias.

Volta da Peugeot
Outra novidade em 2015 é o retorno da Peugeot. Em breve, a montadora francesa divulgará os nomes dos pilotos que estarão no Dakar 2015. A marca já teve seus modelos 205 e 405 pilotados na África, na década de 80, pelos finlandeses Ari Vatanen e Juha Kankkunen, além do belga Jacky Ickx.

Dakar Series – Trio latino
Desde 2008 é realizado o Dakar Series, que reúne eventos que atendem aos padrões de organização do Dakar e que respeitam os valores fundamentais das competições off-road. Em 2014, o calendário terá um terceiro evento na América do Sul. Além do Desafio Ruta 40, na Argentina, e do Desafio Inca, no Peru, será realizado o Desafio Guarani, no Paraguai. Juntos, eles representam um desafiador preparatório para o Dakar. As inscrições já estão abertas para as três corridas.

Dakar 2015 terá largada e chegada em Buenos Aires – Crédito: Divulgação