Pitaco do leitor: dicas para começar no motocross

NOTA DA REDAÇÃO: as dicas abaixo foram enviadas pelo leitor Gabriel Moura, que teve a ideia de ajudar aqueles que estão tentando começar a praticar motocross. São dicas básicas para auxiliar. Confira!

 

começar no motocross
Foto ilustrativa

 

*Por Gabriel Moura

O motocross é um dos esportes mais radicais que já se ouviu falar, entretanto, engana-se quem pensa que para praticá-lo é preciso ser um profissional no assunto.

É claro que é preciso ter uma certa experiência, além de equipamentos de qualidade, com relação a capacete, bota, jaqueta entre outros. Mas de modo geral, quem deseja iniciar no esporte precisa ir com calma e ler estas dicas.

 

Escolhendo a moto

Sem dúvidas, esse é o artigo que você mais precisa ter calma na escolha. Pois a moto é a base para a sua prática. Você deve prestar atenção se o veículo tem uma boa suspensão e se o modelo é específico para motocross. Além disso, o preço também conta, já que esse não será um investimento tão barato. Se sobrar um dinheiro, invista em modelos importados.

 

Existe um combustível ideal?

Os mais comuns, no Brasil, são Pódium e até de aviação. Independente de qual usar, a regulagem na injeção deve ser alterada para cada tipo de combustível.

 

Adapte a suspensão

Para ter certeza que sua prática será tranquila, preste muita atenção na suspensão, pois ela irá variar de acordo com o peso do piloto e seu nível de pilotagem. Estima-se que a regulagem ideal prioriza a compressão mais dura, como também, a medida que o piloto sobe de nível a tendência é que ele zere qualquer tipo de pista. Um bom mecânico consegue te ajudar com isso.

 

Tenha uma rotina de exercícios

Pilotar uma máquina exige muito empenho, por isso, todo praticante precisa ter um nível de atividades físicas em dia. O seu corpo precisa estar preparado para os desafios que o motocross lhe traz.

 

Invista em equipamentos de qualidade

Não adianta ter uma moto excelente e não ter equipamentos que condizem com a sua necessidade. Ter um bom capacete, uma bota adequada, bem como joelheira, calça e camisa de proteção é fundamental.