Ryan Villopoto vence terceira etapa na temporada e dispara na classificação da Supercross Class, enquanto Dean Wilson é o novo líder na Lites

||

Ryan Villopoto provou que é o piloto mais rápido na temporada e alcançou sua terceira vitória no AMA Supercross na noite de sábado, 11 de fevereiro, no Qualcomm Stadium, em San Diego, Califórnia. Com o resultado, o atleta da Monster Energy Kawasaki abriu vantagem na liderança da Supercross Class.

Villopoto e Reed travaram uma batalha digna das maiores rivalidades do AMA Supercross. Faltando poucas voltas para o fim da corrida e um considerável número de retardatários pela frente, Reed encostou em Villopoto e fez a ultrapassagem. Mas, a alegria do piloto da Two Two Motorsports durou somente o tempo para a reação do astro da Monster Energy Kawasaki.

Ryan Dungey terminou na terceira posição, com Brett Metcalfe em quarto lugar e Josh Hansen em quinto. James “Bubba” Stewart caiu na sétima volta, ao acertar um bloco de feno na seção de costelas. Ele ficou preso embaixo de sua Yamaha e demorou uma volta para retornar à pista, cruzando a linha de chegada na 15ª colocação.  

:: Assista à prova da Supercross Class na íntegra 
 

Já Dean Wilson venceu o Main Event da Lites e assumiu a liderança antes da pausa de Costa Oeste, que só retornará em 21 de abril, com Seatle, em Washington. Eli Tomac ficou dois pontos atrás na classificação, depois de um fim de semana pouco favorável para sua equipe.

Eli Tomac caiu na seção de costelas durante a sétima volta, depois que sua moto encavalou enquanto ele perseguia Cole Seely na briga pela segunda colocação. Com a queda, o piloto GEICO Honda lesionou o ombro direito e deixou escapar a invencibilidade alcançada nas últimas três etapas.

Sem Tomac, Wilson administrou a liderança sem ser ameaçado por Seely, que terminou na segunda colocação. Eles foram seguidos por Matt Moss, que conquistou seu primeiro pódio na carreira, Gareth Swanepoel e Nico Izzi, nesta ordem.

:: Assista à prova da Lites na íntegra

 

Jean Ramos encerrou sua pré-temporada nos Estados Unidos com o 18º lugar. O fim de semana do brasileiro foi repleto de resultados importantes, iniciando com o primeiro lugar no Grupo C nas classificatórias do sábado à tarde e a nona posição conquistada na última volta da Heat #1.

– Wow andei super bem nessa etapa,porem saltaram na minhas costas e cai,mas foi uma experiencia incrivel, pena o tombo se nao era top 15 hj – comentou o brasileiro em seu perfil no Facebook.

Jean ocupava o 14º lugar quando se envolveu em uma colisão com Killy Rusk e Scott Champion na sétima volta.


Na retrospectiva das seis etapas que disputou, o brasileiro alcançou o Main Event em três rodadas, somando 11 pontos no campeonato. Sua melhor colocação foi a 16ª posição em Anaheim 2. Ele conquistou ainda o 18º lugar por duas vezes, em Phoenix e em San Diego.

Agora, o AMA Supercross atravessa os Estados Unidos e dá início à sequência de oito etapas na Costa Leste. O primeiro compromisso nesta região será no próximo fim de semana, 18 de fevereiro, no Cowboys Stadium, em Arlington, Texas.

Resultados:

Supercross Class
1) Ryan Villopoto
2) Chad Reed
3) Ryan Dungey
4) Brett Metcalfe
5) Josh Hansen

Lites – Costa Oeste
1) Dean Wilson
2) Cole Seely
3) Matt Moss
4) Gareth Swanepoel
5) Nico Izzi
18) Jean Ramos

Classificação:

Supercross Class
1) Ryan Villopoto – 133 pontos
2) Chad Reed – 127 pontos
3) Ryan Dungey – 123 pontos
4) James Stewart – 101
5) Kevin Windham – 78 pontos

Lites – Costa Oeste
1) Dean Wilson – 116 pontos
2) Eli Tomac – 114 pontos
3) Cole Seely – 101 pontos
4) Marvin Musquin – 89 pontos
5) Nico Izzi – 78 pontos
25) Jean Ramos – 11 pontos

Matéria atualizada ao meio-dia de domingo, 12 de fevereiro