AMA Supercross 2012 chega à penúltima etapa com prova neste sábado, 28, em Salt Lake City

||

A penúltima etapa do AMA Supercross 2012, a 15ª de 16, acontece neste sábado, 28 de abril, em Salt Lake City, estado de Utah.

Com o campeão da 450cc definido e fora de combate, resta pouco para o encerramento do campeonato que também é válido pelo Mundial de SX FIM. Há quem diga que o Bolão BRMX está mais disputado que a temporada dentro das pistas.

>>> Aposte no Bolão e concorra a um capacete ASW!

Por outro lado, a corrida da semana passada provou que um evento de supercross é imprevisível, e as surpresas podem aparecer. E Salt Lake sempre é especial por suas condições climáticas. Costuma ser frio lá no topo da montanha – a cidade está a mais de 1.200 metros de altitude –, e o acerto da moto fica mais complicado.

Por isso, fique ligado no BRMX, que vai trazer os tempos cronometrados a partir das 16h30, e as provas em reprodução do Speed Channel a partir das 23h – ambos horários de Brasília.

Este será o oitavo ano de provas no Rice-Eccles Stadium. A primeira aconteceu em 2001, com mais de 42 mil pessoas na plateia. Esse povo todo viu Ricky Carmichael ganhar a 13ª de 16 corridas daquele ano. Desde então, outros três pilotos subiram ao lugar mais alto do pódio lá: Chad Reed, Ryan Villopoto e Kevin Windham.

As expectativas

Tickle, Reed, Canard e Brayton estiveram na coletiva de imprensa – Foto: Feld Motorsports

Nesta quinta-feira, 26, aconteceu a coletiva de imprensa que antecede o evento. Quem deu as caras foi Trey Canard, que falou mais uma vez sobre a lesão na coluna.

– É incrível estar aqui. Você tenta não pensar em lesões, mas elas acontecem e temos que seguir em frente. Estou agradecido por estar aqui e meus médicos estão otimistas que eu possa voltar a competir – afirmou.

Justin Brayton, que briga pelo vice-campeonato na 450, também falou.

– Salt Lake City é uma das minhas etapas favoritas. As últimas semanas têm sido boas pra mim. Tenho conseguido grandes resultados na briga pelo segundo lugar. Quero garantir o vice aqui – declarou.

Na categoria Lites, vale ficar de olho na disputa entre Eli Tomac e Dean Wilson, que vêm tendo disputas ferrenhas ao longo da temporada.

Classificação do campeonato

Supercross Class – 450cc

1) Ryan Villopoto – 323 pontos (campeão antecipado)

2) David Millsaps – 222 pontos
3) Justin Brayton – 219 pontos
4) Ryan Dungey – 207 pontos
5) Jake Weimer – 191 pontos

Lites Costa Oeste – 250cc
1) Eli Tomac – 134 pontos
2) Dean Wilson – 130 pontos
3) Cole Seely – 119 pontos
4) Marvin Musquin – 111 pontos
5) Ryan Sipes – 78 pontos