MXoN 2015: equipe brasileira começa jornada nesta quinta-feira, 17

mxnacoes2015_brasil
Jean, Thales, Cacau, Negretti e Moranguinho

 

A equipe brasileira que disputará o Motocross das Nações 2015, em Ernée, na França, inicia sua jornada nesta quinta-feira, 17. Parte da delegação embarca às 15h40 rumo à Europa para iniciar a preparação. O piloto Fábio “Moranguinho” Santos está nesta primeira turma, enquanto Jean Ramos e Thales Vilardi embarcam no domingo, 20, junto com o restante da delegação.

Pelo quarto ano consecutivo, o grupo brasileiro é chefiado por Manuel Carlos Hermano, o “Cacau”, e desta vez terá Jorge Negretti, – decacampeão brasileiro de motocross – como conselheiro técnico.

– O Negretti é um piloto experiente, que será muito útil para a nossa equipe. Ele transmite muita confiança e tranquilidade aos pilotos e seus conselhos serão fundamentais para auxiliar no desempenho dos nossos atletas – comenta Cacau.

Os primeiros treinamentos em território francês devem acontecer na quarta-feira, 23. Segundo Cacau, os atletas poderão se adaptar ao equipamento – motocicletas cedidas pela Yamaha europeia – e às características do clima, ao fuso horário e também às condições das pistas francesas.

– Na sexta-feira realizaremos os ajustes técnicos nos equipamentos e a vistoria na pista oficial – complementa.

Considerada uma espécie de “Olimpíadas do MX”, o Motocross das Nações é dividido em três categorias – MXGP, MX2 e Open -, que disputam provas entre si. Vence a equipe que obtiver, na soma, a MENOR pontuação (o primeiro colocado soma 1, o segundo soma 2, o terceiro soma 3 e assim por diante). O objetivo da equipe brasileira é classificar para a fase final.

– Estamos confiantes. Temos uma equipe competitiva e que pode brigar pela classificação – finaliza Cacau.

Seleções de 35 países confirmaram a participação no evento, que terá a fase eliminatória no sábado, 26, e a bateria final no domingo, 27, em Ernée, cidade a 300 km de Paris. O Brasil precisa ficar entre os 19 melhores de sábado ou ser o melhor da repescagem para estar na final.