Mundial de Motocross volta após dois finais de semana de paralisação

||

Pista de Ernée tem história de viver grandes dias – Foto: Youthstream

No próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, o Mundial de Motocross retoma suas atividades após passagem pelo Brasil e dois finais de semana de paralisação. A \”casa\” da oitava etapa será na França, no tradicional circuito de Ernée.

Desde o dia 19 de maio, quando saiu de Penha, Santa Catarina, Brasil, equipes e pilotos buscaram ocupações diferenciadas. Como você já sabe, Desalle e Strijbos participaram de provas do AMA Motocross, mas outros fatos do Mundial marcaram essas duas semanas de pausa. Vamos a alguns deles:

#1 – Sobre a pista
A pista da oitava rodada do Mundial MX está localizada a 300km de Paris, na cidade de Ernée. Com uma relação de 23 anos com a competição, viu sua primeira corrida de Mundial em 1990, com vitória do norte-americano Donny Smith, na 125cc.

Ernée também foi sede do MX das Nações de 2005, quando os Estados Unidos, com Carmichael, Windham e Ivan Tedesco, levantaram mais um caneco numa das melhores edições da competição na história.

Foi lá também, em 2003, que Stefan Everts ganhou as três categorias – MX1, MX2 e 650cc – no MESMO DIA de um Grande Prêmio. Segundo os organizadores, este feito jamais se repetiu na história. Três anos depois, no mesmo local, Everts se despedia das pistas profissionalmente com a 101ª vitória em GPs.

#2 – Lesão
No dia 30 de maio, o francês Seteven Frossard, da Yamaha, sofreu nova lesão no joelho direito. Ele se preparava para o GP francês, onde, diante da torcida tentaria melhorar seus resultados nada bons na temporada. O francês é apenas o 18º colocado da competição, tendo participado somente das duas primeiras rodadas, no Catar e na Tailândia. Ficou fora dos GPs da Holanda, Itália, Bulgária, Portugal e Brasil, também por causa de lesão.

Aos 26 anos, Frossard foi vice-campeão mundial na MX1 em 2011, mas teve sua temporada 2012 “jogada fora” por causa de uma lesão grave no joelho. Parece azarado o rapaz.

#3 – De volta
O francês Xavier Boog, da ICE1Racing, voltará a competir no Mundial depois de perder as etapas de Portugal e Brasil por causa de lesão. No fim de semana passado, ele e seu companheiro de time, Rui Gonçalves, participaram de uma rodada do campeonato belga para manter o ritmo de competição. Boog é o 16º colocado na classificação e Gonçalves o oitavo, ambos na MX1.

#4 – Enquanto isso
O líder da MX1, Antonio Cairoli, aproveitou o último fim de semana para visitar a GP italiano de motovelocidade e trocar figurinhas com seus amigos Valentino Rossi e Andrea Dovizioso. Quem também foi assistir outra modalidade de corrida foram Tommy Searle e Mel Pocock, que visitaram o Speedway Grand Prix, em Cardiff.

Cairoli tira foto da sua esposa com Valentino Rossi – Foto: Divulgação