Marronzinho recebe homenagem na final do Catarinense de Motocross 2012

||

Apertando os olhos para conter as lágrimas, algumas dezenas de pessoas presenciaram a inauguração oficial do “Motódromo Marronzinho – João Paulino da Silva Júnior” neste domingo, 2 de dezembro, em Potecas, bairro da cidade e São José, na região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina.

O piloto Gabriel Gentil sentando no meio da seção de costelas, chorando sob os óculos escuros, com o boné enterrado na cabeça e a camisa da equipe, partia o coração dos presentes e simbolizava o quanto Marronzinho era querido.

Os pais de Marrom, ainda doloridos, foram ausências sentidas. Sua esposa e seu filho estavam lá para descerrar as fitas. Viram de perto o belo portal e o altar verde, com duas placas, construídos no local.

Carlos Campano, que assim como Gentil treinava com Marronzinho no fatídico dia 26 de junho, também estava lá. Se emocionou, caminhou pelos boxes, ganhou as corridas do dia e saiu campeão estadual 2012 na categoria MX1. Fez o que Marronzinho teria feito. Ganhou e andou de moto. Motocross.

Lamentável foi presenciar homenagem tão importante diante de arquibancadas e gates vazios. Havia “meia dúzia” de motorhomes no box, dando um ar de “regional\” para um evento que deveria ser maior, que honrasse sua classificação de estadual e reunisse pilotos de toda Santa Catarina.

Triste também saber que esta foi uma das poucas homenagens post mortem ao tricampeão brasileiro, que morreu praticando este esporte muitas vezes marginalizado, mal gerenciado, impopular, que depende de abnegados como ele para seguir em frente.

Aliás, o local merece virar \”meca\” do motocross nacional. Assim como deveria existir um lugar especial para lembrar Swian Zanoni e tantos outros ídolos que os brasileiros têm no MX. Não apenas os que já morreram, mas também os que ainda estão aí, suando sob um capacete. 


Pipo Castro sofreu luxação no cotovelo durante os treinos de sábado, no Motódromo Marronzinho, e é dúvida para a etapa final do Arena Cross 2012, em Goiânia – Fotos: Mau Haas / BRMX