Klemen Gercar conquista última edição do Mundial de Motocross da categoria MX3

||

Klemen Gercar comemora o título inédito na sua carreira – Foto: Youthstream

O esloveno Klemen Gercar faturou a edição 2013 do Mundial de Motocross na categoria MX3. Gercar entra para a história como o último piloto a assegurar este título, já que a partir do ano que vem o campeonato deixará de existir.

A conquista se confirmou no domingo, 8, depois da nona e última rodada da competição, que aconteceu em Senkvice, na Eslováquia.

Esta foi a primeira vez que o piloto de 22 anos conquistou o Mundial de MX3, que já passou pelas mãos de nomes conhecidos, como Joel Smets, Yves de Maria e Carlos Campano, por exemplo – veja a lista completa mais abaixo.

Gercar ganhou três dos nove Grandes Prêmios do ano. Os outros vencedores foram o estoniano Gert Krestinov, o austríaco Matthias Walkner (dois GPs), o tcheco Martin Michek, o francês Florent Richier e o tcheco Frantisek Smola, mostrando que o campeonato foi bem nivelado.

A última etapa foi vencida por Smola, que fez 3-2 nas baterias. O segundo colocado foi o alemão Christian Brockel (4-3) e Walkner completou o pódio com 1-8 nas corridas deste domingo.

>>> Acesse a classificação final do Mundial de MX3

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Youhstream, que é a promotora do campeonato, anunciaram em junho que a partir de 2014 o Mundial de MX3 deixará de existir, dando lugar a um campeonato europeu para motos 2T de até 300cc.

O Mundial de MX3 apareceu em 2003 para ocupar a lacuna do Mundial de 500cc. Tradicionalmente, o Mundial de 500cc deu o pontapé inicial na história dos mundiais de motocross, em 1952. Depois, em 1957, começou o mundial de 250cc (chamado de MX1 a partir de 2003) e só em 1975 que começou o de 125cc (atual MX2).

Para os saudosistas, a extinção da categoria causa tristeza, mas para o mercado de competições está nítido que o campeonato de MX3 já não era lucrativo o suficiente. Com as fabricantes voltando a produzir motos dois tempos, é natural que elas queiram colocar “na roda” as novidades. O Mundial de MX3 não proporcionava nada de novo para as montadoras, já que a maioria dos pilotos utiliza motos de 450cc 4T, igual no Mundial de MX1.

:: Todos os campeões mundiais de MX3

2003 – Joel Smets (Bélgica, KTM)
2004 – Yves de Maria (França, KTM)
2005 – Sven Breugelmans (Bélgica, KTM)
2006 – Yves de Maria (França, KTM)
2007 – Yves de Maria (França, Yamaha)
2008 – Sven Breugelmans (Bélgica, KTM)
2009 – Pierre Renet (França, Suzuki)
2010 – Carlos Campano (Espanha, Yamaha)
2011 – Julien Bill (Suíça, Honda)
2012 – Mathias Walkner (Áustria, KTM)
2013 – Klemen Gercar (Eslovênia, Honda)

:: Resultados do GP da Eslováquia

1. Frantisek Smola (Republica Tcheca, KTM)
2. Christian Brockel (Alemanha, KTM)
3. Mathias Walkner (Áustria, KTM)
4. Martin Michek (República Tcheca, KTM)
5. Gert Krestinoc (Estônia, Kawasaki)

:: Melhores momentos do GP da Eslováquia