Ken Roczen é o décimo estrangeiro – o primeiro alemão – a vencer o AMA Supercross. Saiba quem são os outros

||

Ken Roczen é o primeiro alemão a ganhar um título de AMA SX – Foto: KTM Images

O alemão Ken Roczen aumentou a lista de estrangeiros campeões do AMA Supercross ao levantar o caneco da categoria 250SX no sábado passado, 4 de maio. Além disso, foi o primeiro germânico e o primeiro a levar a KTM a um título deste campeonato. Com K-Roc são dez atletas gringos que conseguiram tal façanha. Confira a lista!

Pierre Karsmakers – Holandês, ele ganhou o primeiro ano do que foi considerado um campeonato de supercross nos Estados Unidos, em 1974. Ele andava de Yamaha e também foi tricampeão holandês antes de ir para a América, contratado pela Yamaha, em 1973.

Jean-Michel Bayle – Depois de Karsmakers, nomes como do japonês Koji Masuda, do australiano Jeff Leisk e do canadense Ross Pederson chamaram a atenção nos EUA, mas não levaram títulos para casa. Então surgiu o francês Jean-Michel Bayle, um dos grandes nomes do motocross mundial. Ele ganhou o título de 1991 na 250cc (atual 450SX), quebrando a sequência de Jeff Stanton. Também foi bicampeão mundial.

Mickael Pichon –
Outro francês. Ganhou os títulos da 125cc (atual 250SX) do lado Leste nos anos de 1995 e 1996. Quando subiu para a categoria principal, se machucou e acabou voltando para a Europa para correr o Mundial MX. Foi campeão mundial em 2001, 2002.

Ernesto Fonseca – “El Lobito” saiu da Costa Rica para fazer sucesso nos Estados Unidos desde as categorias amadoras, tendo James Stewart e Travis Pastrana como principais oponentes. Quando se profissionalizou, ganhou o título da 125cc (atual 250SX) na Costa Leste em 1999 a bordo de uma Yahama. Neste ano, ele fez história ao ser o primeiro piloto a ganhar suas quatro primeiras corridas como profissional – que estreia! Depois, ganhou o título da 250SX em 2001, na Costa Oeste, dando a Yamaha o primeiro troféu de quatro tempos na categoria.

Stephane Roncada – O terceiro francês a ser campeão do AMA SX foi “RonRon”. Ele ganhou a Costa Leste em 2000, batendo Travis Pastrana por apenas quatro pontos. Foi um campeonato daqueles!

Chad Reed – Pouco depois de Roncada, chegava o australiano Chad Reed para ganhar o título da Costa Leste em 2002. Depois ele ainda conquistaria os títulos da 450SX em 2004 e 2008, se tornando assim o estrangeiro com o maior número de conquistas no circuito.

Chad Reed, o estrangeiros que mais ganhou títulos de AMA SX – Foto: Feld Motorsports

Grant Langston – O sulafricano tem um dos desempenhos mais incríveis de pilotos estrangeiros nos EUA. Ganhou o supercross da 250SX no Leste em 2005 e no Oeste em 2006. Mas foi além e ganhou a 125cc do AMA Motocross em 2003 e o AMA MX de 450cc em 2007. Teve que se aposentar por causa de uma doença nos olhos. Atualmente está 100% recuperado e trabalha como comentarista do Arenacross estadunidense. Além disso, foi campeão mundial na MX2 em 2000.

Ben Townley –
O neozelandês é considerado um dos maiores batalhadores do motocross mundial. Se machucou muitas vezes na carreira e talvez por isso não tenha mais títulos. Mas gravou seu nome na história do AMA SX ao ganhar a categoria 250cc em 2007, no Leste. Também foi campeão mundial na MX2, em 2004. >>> Leia mais!

Christophe Pourcel – Quarto francês da lista! Pourcel chegou arrasador aos Estados Unidos, ganhando os títulos da 250SX Leste em 2009 e 2010 – já era campeão mundial de MX2 em 2006. Depois, sem muita explicação, não conseguiu mais contratos com as grandes equipes norte-americanas. Voltou ao Mundial em 2012, mas teve poucos sucessos (um deles no GP Brasil). Atualmente mora na Flórida, onde dá cursos de pilotagem. Será que um dia ele volta?

Pourcel em sua passagem pelo Brasil em 2012. Ganhou o GP aqui – Foto: Mau Haas / BRMX

Ken Roczen – O mais recente campeão estrangeiro já disse que encerrou sua jornada de 250 no supercross. Este ano, Roczen ainda correrá de 250cc no AMA Motocross, mas já é sabido que no SX de 2014 o jovem de 19 anos estará a bordo de uma 450. Será que vai fazer frente a Ryan Villopoto?

* Com informações da RacerX