Ken Roczen e Jason Anderson vencem na abertura do AMA SX 2014

roczenanaheim1
Ken Roczen – Foto: Chris Weedon

 

Só deu KTM em Anaheim 1, na abertura do AMA Supercross 2014. Ken Roczen (equipe Red Bull KTM) na classe 450SX, e Jason Anderson (Rockstar Energy KTM) na 250SX, foram os vencedores da noite deste sábado, 4, na Califórnia.

O alemão mostrou talento e contou com a sorte para vencer sua primeira corrida de AMA SX na classe principal. Primeiro porque Villopoto caiu quando liderava a final, depois porque Bubba caiu tentando assumir a liderança.

– Mal posso acreditar nisso. Dedico esta corrida a meu pai, que veio de surpresa essa semana. Tentei largar bem e manter o foco. Adoro todos, meu time, Aldon (Baker, o novo treinador), minha família – disse Roczen, ainda emocionado ao final da corrida.

A noite ainda foi boa para Chad Reed, que estreou sua Kawasaki com pódio na 450SX, e ruim para Eli Tomac e James “Bubba” Stewart, que abandonaram as disputas no Angel Stadium após sofrerem quedas.

Acompanhe abaixo o resumo do que aconteceu em ordem cronológica e fique ligado no BRMX que no próximo sábado, 11, rola a segunda etapa, em Phoenix, Arizona.

 

Estreias e novas (velhas) regras

podioa1
Pódio final da 450SX – Foto: Two Two

 

Com regras diferentes em relação aos últimos anos, a noite começou com duas baterias classificatórias (Heat 1 e Heat 2) da 450SX. Na primeira, Mike Alessi, Ryan Villopoto, Josh Grant e Justin Brayton se classificaram direto para a final. Na segunda, Justin Barcia, James “Bubba” Stewart, Chad Reed e Ryan Dungey garantiram vaga no Main Event.

Ken Roczen ficou em quinto na Heat 1 e precisou correr uma das semifinais para chegar ao Main Event. E Eli Tomac caiu no início da Heat 2, machucou o ombro e abandonou a disputa na noite fria de Anaheim.

Depois, rolaram as duas classificatórias da 250SX. Na primeira bateria, Malcolm Stewart, Zach Osborne, Cooper Webb, Darryn Durham, Jake Canada, Austin Politelli, Shane Mcelrath, Dean Ferris e Scott Champion formaram o TOP 9 que leva direto para a final.

Na sequência, Jason Anderson, Justin Hill, Dean Wilson, Cole Seely, Zach Bell, Michael Leib, Jessy Nelson, Dakota Tedder e Preston Mull conseguiram vaga no Main Event através da Heat 2.

Após um intervalo, começou a segunda leva de baterias. Na primeira Semifinal da 450SX, Wil Hahn saiu com a vitória. Weston Peick, Ivan Tedesco, Josh Hill e Vince Friese também garantiram vaga na final.

Na Semi 2, vitória de Ken Roczen seguido de Broc Tickle, Andrew Short, Matt Moss e Jimmy Albertson. Todos esses garantiram vaga no Main Event junto com os oito classificados nas Heats 1 e 2.

Já eram 3h10 da madrugada no Brasil quando aconteceu a largada da repescagem da categoria 250SX. Após quatro voltas intensas, Zack Freeberg venceu, seguido do estreante francês Valentin Teillet, de Cole Martinez e Topher Ingalls. Todos esses foram para a final.

Para fechar os 22 pilotos que iriam disputar o Main Event da 450SX, após a LCQ da 250 aconteceu a repescagem das “big bikes”. Kyle Partridge, Matt Goerke, Jake Weimer e Nicholas Schmidt conseguiram as vagas.

 

Main Event 250SX

jasonanderson
Festa da Rockstar Energy KTM com Jason Anderson – Foto: KTM USA

 

Jason Anderson largou na frente, trazendo Cole Seely, Malcolm Stewart e Dean Wilson no encalço.

Cole Seely foi o primeiro a colocar o público em pé com seus ataques a Anderson. Na quarta volta da corrida, o piloto Troy Lee Honda fez a ultrapassagem e assumiu a liderança da prova.

Depois da metade da corrida, a melhor disputa foi entre Dean Wilson e Zach Orborne, pela terceira colocação. Melhor para Osborne, que conseguiu se manter no pódio.

E quando ninguém esperava mais nada, Jason Anderson apareceu INSANO nas curas finais, deu um “blockpass” em Cole Seely, deixou o adversário pra trás e venceu a corrida!!!

:: Melhores momentos da final da 250

 

:: Resultado 250SX

1. Jason Anderson
2. Cole Seely
3. Zach Osborne
4. Dean Wilson
5. Cooper Webb
6. Justin Hill
7. Darryn Durham
8. Malcolm Stewart
9. Jessy Nelson
10. Austin Politreli

 

Main Event 450SX


Tombo de James “Bubba” Stewart

Ryan Villoopoto largou na frente. Ken Roczen e Chad Reed apareciam na sequência, enquanto outros favoritos tiveram largadas piores. Ryan Dungey saiu em sexto. Bubba largou em oitavo. E Justin Barcia completou as primeiras voltas apenas em 15º lugar.

Tudo transcorria normalmente até que, na nona volta, Villopoto perdeu a dianteira em uma curva e caiu, cedendo algumas posições. Ken Roczen assumiu a ponta e RV2 voltou na quinta colocação, atrás de Bubba e Dungey.

Na 11ª volta, Bubba fez a ultrapassagem em Dungey, assumindo a terceira colocação. E uma volta depois, tirou a segunda colocação de Chad Reed com tranquilidade.

Faltando cinco voltas para o fim, Bubba apertou o cerco sobre Roczen. Mas, na primeira tentativa de colocar lado a lado com o alemão, aconteceu outra vez. O piloto da Suzuki se perdeu nas costeletas e caiu, abandonando a corrida.

Dungey ainda conseguiu dar o troco em Reed para ficar com a segunda posição e Justin Barcia se recuperou bem da sua largada ruim para terminar em quinto.

:: Melhores momentos da final

 

:: Resultados 450SX

1. Ken Roczen
2. Ryan Dungey
3. Chad Reed
4. Ryan Villopoto
5. Justin Barcia
6. Justin Brayton
7. Josh Grant
8. Broc Tickle
9. Andrew Short
10. Jake Weimer