Joey Savatgy e a liderança da 250 Oeste no AMA Supercross 2016

||

savatgy_amasx (2)
Joey Savatgy tem duas vitórias na carreira profissional – Crédito: AMA SX

 

Dizem que a primeira vitória de um piloto é a mais difícil, mas que depois da primeira, as outras virão de mais facilmente. Este é o caso de Joey Savatgy, piloto da equipe Monter Energy Pro Circuit Kawasaki, que nas últimas três semanas venceu duas etapas da 250 Oeste no AMA Supercross 2016 e assumiu a liderança do campeonato.

>>> Clique aqui para ver o AMA Supercross AO VIVO!

O piloto – que completa 22 anos nesta sexta-feira, 19 – iniciou a temporada meio tímido. Fez um oitavo lugar na abertura e foi subindo aos poucos. Na segunda e terceira etapa, fez 3-4. Mas na quarta etapa, ninguém superou! A primeira vitória na carreira profissional contou até com alguns problemas no câmbio de marchas. Na etapa seguinte, um terceiro lugar. E no último fim de semana, vitória novamente e liderança do campeonato assegurada.

>>> Clique aqui para ver o calendário completo de competições!

Savagty lidera a 250 com três pontos de vantagem sobre Cooper Webb e chega à reta final da Costa Oeste focado na liderança. Restam duas etapas para o fim da disputa nesta categoria, uma no próximo sábado, 20 de fevereiro, e outra apenas dia 2 de abril. Mas Savatgy está confiante. Confira o que ele disse ao site norte-americano Racer X após a corrida de sábado, 13, em San Diego.

 

Você conquistou a vitória nesta noite. Como se sente?
Joey Savatgy: Sim, foi uma ótima noite. Tive uma boa largada e me mantive na posição certa. Isso tem sido crucial. Com tantos caras bons, largando rápido, é muito importante ganhar posições no começo e nós fizemos isso hoje. Temos que manter.

O que você achou da pista?
Joey Savatgy: Estava muito escorregadia. Era muito fácil cometer algum erro ou deslizar para fora. Não há muito o que reclamar quando você ganha, mas a pista estava difícil. Os saltos estavam estranhos, eram maiores. Mas analisando de forma geral, teve um conjunto bom.

Assim que vocês passam o triplo, já caem na sessão com areia. Como foi?
Joey Savatgy: Para mim foi fácil. Eu não sei. Você não precisa desacelerar. Eu não desacelerei desde o primeiro treino e acho que fui o único, então parecia mais rápido. Pensei que todos iam fazer isso, então coloquei na cabeça que se eu quisesse vencer, precisaria acelerar.

Você tem algo planejado durante a semana?
Joey Savatgy: Não, apenas manter o equilíbrio. Estamos focados. Você precisa chegar, fazer a lição de casa durante a semana e, em seguida, estar preparado para o fim de semana, feliz e com a mente no lugar certo, pronto para acelerar. Estou me sentindo melhor. Na semana passada estava um pouco baqueado. Me senti melhor essa semana e tenho mais uma para me recuperar e manter o ritmo.

Você teve a oportunidade de conversar com Chris Alldredge sobre o que aconteceu com a sua moto?
Joey Savatgy: Não tive. Eu conversei com ele, mas não perguntei sobre isso. Eu não queria conversar. Ele estava tendo uma noite legal e isso é uma chatice. Ele teve um pouco de azar, com falhas e outras coisas recentemente. Mas fez uma mudança na moto esta semana e ajudou muito.

Você deve estar feliz, agora que está liderando o campeonato.
Joey Savatgy: Com certeza! Não tem coisa melhor!

 

savatgy_amasx (5)
Aguardando liberação de pista – Crédito: AMA SX

 

savatgy_amasx (1)
Savatgy – Crédito: AMA SX

 

savatgy_amasx (4)
Último pódio – Crédito: AMA SX

 

savatgy_amasx (3)
Comemorando! – Crédito: AMA SX