Heptacampeão do AMA e do MXoN, Jeff Ward fez sucesso até na Fórmula Indy

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Jeff Ward esbanjando estilo – Foto: Divulgação

 

:: Hall da Fama BRMX

Jeff Ward sempre será lembrado como um dos maiores de todos os tempos no motocross. “Wardy” conquistou sete títulos nacionais do AMA e provou ser um dos mais versáteis pilotos na história do esporte. Foi campeão americano de motocross nas 125cc, 250cc e 500cc. E mesmo depois de entrar para o Hall da Fama, em 1999, Jeff Ward mostrou seu talento e versatilidade, vencendo o título do AMA Supermoto, em 2004.

Durante sua carreira no motocross, Ward ganhou 56 etapas nacionais do AMA, número que o colocava como terceiro maior vencedor de todos os tempos no Motocross / Supercross em 1992, ano de sua aposentadoria. Foi um dos pilotos de elite com a carreira mais longa, somando 15 temporadas entre os profissionais.

Escocês nascido em Glasgow no dia 22 de junho de 1961, mudou-se para os Estados Unidos aos quatro anos de idade. Desde cedo, as motocicletas fizeram parte de sua vida. Fez parte da febre das minibikes que invadiu o sul da Califórnia no final dos anos 60 e início da década de 70. Jeff foi evoluindo como piloto de minibike, e até hoje é considerado um dos melhores desta categoria. Aos 10 anos, fez uma participação no documentário ‘On Any Sunday’ (Num Domingo Qualquer), fazendo manobras com sua pequena Honda 50cc.

Wardy estreou como profissional em 1978 correndo de FMF-Suzuki na categoria 125cc. Conseguiu ficar entre os dez primeiros cinco vezes, terminando seu ano como estreante na boa sétima posição geral.

Em 1979 foi para a equipe Kawasaki, na qual permaneceria até o final de sua carreira. Naquele ano conseguiria mais resultados consistentes nas 125cc, acabando a temporada no sexto lugar. O ponto alto da temporada foi seu primeiro pódio – um terceiro lugar na etapa de Houston. Suas primeiras experiências no Supercross aconteceram em 1979, correndo apenas em alguns eventos. Jeff chegou a liderar a corrida no Los Angeles Coliseum, o que aumentou sua confiança para os próximos passos da carreira.

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Em 1989. Crédito: Divulgação

Seguiu progredindo. Em 1980 alcançou a terceira colocação no campeonato das 125cc, além de conseguir seu primeiro pódio no Supercross (terceiro lugar em Seattle). No ano seguinte repetiu a terceira posição geral, e em 1983 foi vice-campeão nas 125cc, ficando logo atrás de Johnny O’Mara.

Sua primeira vitória no âmbito nacional foi no dia 18 de abril de 1982, em Lake Whitney, Texas (na categoria 125cc). Ward provou que aquela vitória não era algo aleatório ao triunfar novamente em Washougal, Washington – pista que ele considerava sua preferida.

A temporada de 84 foi o divisor de águas na carreira de Jeff. Logo no início do ano venceu sua primeira corrida de Supercross, no Kingdome, em Seattle. No total foram quatro vitórias no Supercross. Nas corridas de MX, na 125cc, domínio completo: oito triunfos em dez etapas e primeiro título nacional conquistado. Pela primeira vez a Kawasaki se sagrava campeã nacional nos EUA! Ser campeão do AMA em 84 parecia ser o ápice da carreira de Ward, depois de sete anos de muito trabalho e persistência, mas seria apenas o começo de suas conquistas.

Em 1985 Ward estava em seu melhor momento, e mostrou isto na pista. Ficou entre os cinco primeiros em oito das onze etapas, com uma vitória decisiva em Houston que o deixou dois pontos a frente de Broc Glover e garantiu a conquista do primeiro título de Supercross da sua carreira. Em seguida ele provou que podia vencer nas 250cc – foram cinco vitórias em etapas ao ar livre na categoria e mais um título para sua galeria. Assim como no ano anterior com a conquista nas 125cc, a vitória no AMA Motocross 250cc marcou o primeiro título da Kawasaki na categoria.

No ano de 1987 Ward consagrou-se bicampeão no AMA Supercross, desta vez derrotando Rick Johnson. No caminho para a taça, Jeff chegou ao pódio em dez das 14 etapas do campeonato, incluindo cinco vitórias. A rivalidade com Johnson continuou na temporada seguinte, nas 250cc do motocross. Ward e Johnson venceram três etapas cada um, mas Ward acabou levando a melhor e mais um título por apenas sete pontos de diferença.

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Jeff em 1987. Foto: Divulgação

Buscando novos desafios, Jeff passou a competir nas 500cc e foi bicampeão seguido da categoria (1989 e 1990). Sua vitória de número 56 na carreira veio nas 500cc, em Delmont, Pennsylvania, no dia 27 de setembro de 1992. Com estes dois títulos, Ward somou sete conquistas e empatou com Bob Hannah e Rick Johnson como maiores campeões no Motocross / Supercross até aquele momento. Jeff se aposentou ao final da temporada de 92.

Além do sucesso nos Estados Unidos, teve uma grande carreira internacional, fazendo parte da equipe americana na conquista de sete títulos no Motocross das Nações.

Depois da aposentadoria, começou uma nova carreira nas corridas de carro, participando de algumas etapas da Fórmula Indy no ano de 1997. Inclusive com uma grande corrida nas 500 milhas de Indianápolis, alcançando o terceiro lugar depois de liderar a prova até os momentos finais. No mesmo ano, recebeu o prêmio de novato do ano das 500 milhas.

Voltou a competir profissionalmente nas motos alguns anos depois, já com mais de 40 anos, no AMA Supermoto. Conquistou o título do campeonato mesmo correndo contra pilotos com metade de sua idade. Mostrando sua incrível versatilidade como piloto, fez alguns testes de pneus em Daytona com motos da Formula Xtreme, em 2005. Andando pela primeira vez neste tipo de moto, seu tempo ficou bem próximo de Miguel Duhamel, que seria campeão da competição naquele ano.

No começo da carreira, muitos diziam que Jeff teria dificuldades de lidar com as motos maiores no Motocross, já que tinha apenas 1,70m. Apesar da baixa estatura, ele provou que podia vencer em qualquer tipo de pista, com qualquer tipo de equipamento.

 

:: Corrida de SX dos tempos de Wardy