Foto Savastano: Enduro da Independência 2017, pelas trilhas do caminho da fé

Texto e fotos: Angelo Savastano – Savastano Photo Sport

ENDURO DA INDEPENDÊNCIA 2017

“Pelas Trilhas do Caminho da Fé”

A cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, onde em 1717 às margens do rio Paraíba do Sul três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida “Padroeira do Brasil” foi o ponto de partida da 35ª edição do Enduro da Independência.

Uma aventura de quase 700 quilômetros entre os dias 6 a 9 de setembro pela Serra da Mantiqueira onde o destino final foi a cidade de Lavras (MG), disputado por 280 pilotos de 20 estados brasileiros.

Pilotos, equipes, apoios e patrocinadores concentraram-se no Pátio das Palmeiras, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no dia 5 de setembro, antecedendo a grande festa da largada.

Ao final da tarde participaram de uma missa especial dentro da Basílica onde receberam uma benção especial. De volta ao parque fechado montado em frente a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider aconteceu a solenidade de abertura.

O primeiro dia do Enduro da Independência 2017 começou na quarta-feira, 6, e foi marcado pela histórica largada no Santuário Nacional de Aparecida, e seguiu através dos vales e serras de Piquete (SP) em direção a Itajubá o primeiro pernoite.

O subidão da Trilha do Cavalo foi bastante comentado pelos participantes. Pela manhã do dia 7 de setembro, já em território mineiro os competidores foram saudados pelas crianças que participavam do desfile cívico na pequena cidade de Pedralva, a caravana seguiu seu rumo passando pela estância hidromineral de Lambari em direção a Três Corações onde finalizaram o segundo dia.

Terceiro dia, 8 de setembro, dia de encarar as temidas trilhas de São Thomé das Letras. “Podia ser São Thomé das Pedras!!!, comentou um competidor após passar pela Trilha do Defunto, de lá seguiram para Luminárias onde pedras e mais pedras os aguardavam e finalizaram na Trilha do Escorpião já em Lavras. Dia árduo para pilotos e equipes, ao entardecer chegaram para o ultimo pernoite.

Último dia, 9 de setembro, após a festa de recepção na Praça Central de Lavras na noite anterior com direito a mais um show motociclístico da Equipe Força e Ação é hora de conhecer as surpresas que a organização reservou para os competidores.

Em Itumirim o vai e vem na Trilha do Urubuzinho reservou paisagens de tirar o fôlego e já no inicio da tarde o primeiros pilotos chegaram no Lavras Shopping onde aconteceu a entrega de troféus e festa de premiação.

Jomar Grecco, campeão da categoria Master, festeja: “Edição marcante na minha história como piloto. Venci pela quarta vez essa prova tão almejada por tantos pilotos, é uma grande honra cravar meu nome quatro vezes nessa taça, igualando aos maiores campeões dessa prova Guilherme Marchetti e Dario Julio Lopes. Quero agradecer primeiramente a DEUS! A equipe Orange BH KTM, aos meus apoios e a todos que torceram pela minha vitória. Quero parabenizar a organização pelo brilhante evento, e se DEUS nos permitir em 2018 estaremos juntos novamente”.

Agradecemos a todos pela confiança e presença no Enduro da Independência de 2017, tenham a certeza que de 5 a 8 de setembro de 2018 acontecerá a edição que superará a edição de 2017!!! Enfatiza Lucio P. Ribeiro diretor de enduro da FMEMG e membro da organização do evento.

Os campeões de 2017:

Cat. Master: Jomar Grecco – Domingos Martins ES
Cat. Senior: Pedro Henrique C. Lage – Timóteo MG
Cat. Junior: Gilsimar P. Inacio – São Thomé das Letras MG
Cat. Novato: Tomé N. Carvalho – Lagoa da Prata MG
Cat. Over 40: Dario Julio Lopes – Lavras MG
Cat. Over 45: Sandro Hoffmann – Venda Nova do Imigrante ES
Cat. Over 50: Noé de Oliveira – Formiga MG
Cat. Over 55: Hugo Morato – Belo Horizonte MG
Cat. Over 60: George Parik – Jandira SP
Cat. Brasil: Fabio C. Amaral – Divinópolis MG
Cat. Feminino: Janaina Souza – São Paulo SP
Cat. Dupla Graduado: Rigor Rico e Ripe Galileu – Barão de Cocais MG
Cat. Dupla Junior: Leonnardo Nannetti e Pedro L. R. Dias – Machado MG
Cat. Dupla Estreante: Bigarelli e Adauto Afonso – Dois Córregos SP

Para ver resultados completos acesse: www.totemonline.com.br

 

Galeria de fotos