Eric Geboers morre aos 55 anos após mergulho na Bélgica

Eric Geboers desapareceu após mergulho para salvar um cachorro – Foto: reprodução Suzuki

 

Eric Geboers, de 55 anos, desapareceu nesta segunda-feira, 7, numa área de recreação da cidade de Mol, na Bélgica, seu país natal.

Geboers estava passeando de barco com alguns amigos e, por volta das 22h no horário local, mergulhou para salvar um cachorro que estava na embarcação e que havia caído na água.

Um de seus amigos também mergulhou, mas logo enfrentou dificuldades por causa da água gelada e acabou sendo resgatado.

Geboers não retornou à superfície e foi dado como desaparecido. Equipes de resgate começaram as buscas logo em seguida e seu corpo foi encontrado horas depois.

 

Eric Geboers

Geboers foi cinco vezes campeão mundial de motocross, sendo apelidado de Mr. 875cc (senhor 875cc) por ter sido o primeiro piloto a conquistar títulos nas categorias 125cc (em 1982 e 1983 com a Suzuki), 250cc (em 1987 com a Honda) e 500cc (em 1988 e 1990 com a Honda).

Em dado momento da década de 80, com a Honda, formou ao lado do britânico Dave Thorpe e de seu conterrâneo André Malherbe, a chamada equipe dos sonhos no Mundial de Motocross.

No total, ele venceu 39 GPs, sendo 18 na categoria 125cc, cinco na 250cc e 16 nas 500cc.

Apesar da baixa estatura, foi considerado um dos pilotos mais versáteis de todos os tempos.

Sua primeira temporada profissional foi em 1980, com 18 anos. Dez anos depois, se aposentou. Seu último GP foi o dos Estados Unidos, em Glen Helen.

Após encerrar sua carreira profissional, Geboers promoveu corridas, disputou provas de endurance nos carros e por vários anos comandou a equipe oficial de fábrica da Suzuki no Mundial de Motocross, ao lado de seu irmão mais velho, Sylvain, antes de vendê-la recentemente para Stefan Everts.

 

 

Geboers na década de 80 – Foto: Pinterest