Enzo Lopes chega perto, mas não consegue vaga para as finais do Loretta Lynn 2012

||


Enzo Lopes aguarda resultados paralelos e ainda sonha com uma vaga na competição – Foto: David Bulmer / Vurb

Enzo Lopes retornou ao Brasil nesta quarta-feira, 20, após disputar no fim de semana dos dias 16 e 17 de junho, nos Estados Unidos, a classificatória para o Loretta Lynn AMA Amateur Championship 2012.

Os resultados ficaram abaixo do esperado, mas Enzo ainda tem chances de garantir sua vaga nesta que considerada a principal competição do motocross amador do mundo.

O melhor desempenho do brasileiro foi na categoria Mini Sr Modified – para atletas de 12 a 14 com moto preparada – com um oitavo lugar entre 45 inscritos, com parciais de 4-7-7 nas três baterias disputadas.

Somente os sete melhores estão automaticamente classificados, mas a família de Enzo acredita que as chances de classificação são boas.

– Temos chances porque os pilotos dos Estados Unidos participam de mais de uma classificatória, então, algum deles que se classificou em duas pode abrir uma vaga para o Enzo. O pessoal de lá disse que é quase certo que ele vai ser chamado. Já fizemos até a inscrição dele para a final – afirma Léo Lopes, pai de Enzo.

– Realmente ficamos um pouco tristes porque achamos que seria tranquilo classificar. Mas a etapa foi “pedreira”. Tinha gente de todo país andando lá, o nível foi muito alto – complementa.

– O que nos deixa contentes é que o Enzo foi o mais rápido da idade dele. Nenhum dos que andaram na frente dele tinha 12 anos. Ele tá rápido, tá bem, mas o fim de semana foi ruim, com muitas quedas e incidentes que atrapalharam. Tiramos a lição de que você tem que dar o máximo sempre. Qualquer bobeada pode definir sua vaga – conta.

Na categoria Mini Sr Stock – de 12 a 14 com moto 85cc original – o gaúcho disputou três baterias e alcançou o 19º lugar geral, com parciais de 12-7-19.

Haviam 51 inscritos, sendo a primeira bateria eliminatória. Na segunda bateria, após uma largada ruim, Enzo conseguiu se recuperar e terminou em sétimo. Na terceira prova da classe, ele se envolveu em um grande acidente na terceira curva. Saiu ileso, mas seu resultado foi prejudicado.

Na terceira categoria que Enzo competiu, a Super Mini 1 (de 12 a 15 anos), que ainda não é  sua prioridade, haviam 46 pilotos inscritos. Após fazer o sétimo lugar na bateria 1, Enzo se envolveu em um acidente na largada da segunda bateria e abandonou a prova, ficando fora também da terceira largada.

A edição 2012 do Red Bull AMA Amateur National Motocross Championship, no Loretta Lynn’s Ranch, acontece nos dias 29 de julho e 4 de agosto.

Agora o atleta se prepara para a quinta etapa do Brasileiro de Motocross, em Sorriso, Mato Grosso, dia 1º de julho. Ele ocupa o segundo lugar na classificação da categoria 150cc com 89 pontos, cinco a menos que o líder Fabio dos Santos.


* Texto atualizado às 20h22 desta quarta-feira, 20