ENTREVISTA: Persio Mattos, o desafio 100% na América Latina e o mercado brasileiro

Encontro da 100% na Califórnia

 

Persio Mattos é um dos empresários mais ativos do motociclismo off-road brasileiro. E agora é também na América Latina, já que assumiu a operação dos óculos 100% nesta região.

Proprietário da Sportsco, está à frente das importações de três grandes marcas – 100%, Fly Racing e Pod – e do desenvolvimento e distribuição da sua própria marca de equipamentos de proteção, a Mattos Racing.

Abaixo você acompanha as visões de Persio sobre o mercado e se informa sobre as novidades que vêm por aí.

Confira!

 

BRMX: A SportsCo vai entrar em seu quarto ano de atividades. Aquilo que você imaginou lá no início com as marcas Pod, 100% e Fly está acontecendo? Como está a empresa com sua linha inicial? Estas marcas estão consolidadas em solo nacional?

Persio Mattos: Olá a todos. Na realidade, sim e não. Sim pois as marcas são muito conhecidas e tanto as lojas como os clientes gostam muito delas e o uso é frequente. Não pois o dólar mais alto faz com que o potencial financeiro diminua e por consequência as vendas também. Entretanto, num esforço muito grande estamos continuando a dar foco nestas marcas que estão consolidadas e trazendo já a coleção 2019 a preços justos para que nossos clientes continuem a usufruir da alta qualidade de nossos produtos.

 

Persio é o de boné preto ao lado da placa 100%

 

BRMX: Desde o início do ano você é o maneger da 100% na América do Sul. Apesar da marca ter uma aceitação enorme entre os fãs do esporte, imagino que seja um grande desafio fazer toda esta operação. Qual é a sua função e meta com a 100% em termos de América do Sul?

Persio Mattos: A 100% me convidou em janeiro deste ano a trabalhar como seu representante comercial para toda América Latina, ou seja, do México para baixo, agora eu cuido da marca e dos distribuidores em cada país. A marca vem crescendo muito em todo mundo e eles buscavam uma pessoa que pudesse dar mais foco neste mercado. Como venho desempenhando muito bem a marca no Brasil, falo espanhol fluente e conheço bem o mercado pelos anos de experiência, assumi esta responsabilidade e os resultados já estão aparecendo. Nos primeiros 5 meses de trabalho já crescemos 65% em relação ao mesmo período do ano passado. É um trabalho intenso, com muitas viagens e cuidando de toda operação desde os pedidos até o acompanhamento dos envios do estoque de San Diego ou da China.

 

BRMX: Recentemente você esteve no meeting da 100% na Califórnia. Imagino que lá surgiram novidades. Já dá pra revelar o que vem de bom nos próximos meses?
Persio Mattos: A 100% está no mercado de Moto e Bike. Estive presente no meeting de bike. Sim tivemos lançamentos importantes como os novos capacetes de all mountain e enduro, linha de lycra e luvas novas além do lançamento de uma linha completa de joelheiras e cotoveleiras para bike. O meeting foi realizado em um parque de Bike com muitas trilhas onde todos puderam se divertir muito. A Giant, em parceria com a 100%, levou as bicicletas para que todos pudessem pedalar. Aproveitei para visitar também o escritório da 100% em San Diego onde pude conferir o protótipo do novo óculos para MX que irá revolucionar o mercado.

> Clique aqui para ver fotos do meeting da 100%

 

BRMX: Durante esta ida à Califa, foi possível acompanhar o Gustavo Pessoa no AMA MX, já que ele é um dos pilotos patrocinados pela SportsCo?

Persio Mattos: Assistimos a corrida ao vivo pela TV durante o meeting. Foi muito bacana ver o Gustavo participando e conseguindo boas colocações. É sempre muito bom ter brasileiros no AMA. Não tive a oportunidade de me encontrar com ele mas nos falamos sempre que possível pelo Whatsapp.

 

BRMX: Paralelo às três marcas importadas, você criou a Mattos Racing há pouco mais de um ano com a intenção de vender um produto de boa qualidade a preços módicos. A estratégia deu certo? Qual é o posicionamento da Mattos Racing atualmente no mercado? Com quem ela está competindo?

Persio Mattos: Sim, a Mattos Racing foi criada para este fim, atender um consumidor que busca um preço mais acessível mas que ainda quer qualidade, afinal estamos falando de equipamentos de proteção. A proposta está sendo muito bem aceita por lojistas e consumidores em geral. A marca já é um sucesso e estamos investindo ainda mais para ampliar a linha. Concorremos com praticamente todas as marcas nacionais de equipamentos e até com as marcas internacionais, porque temos produtos econômicos no preço, mas com qualidade muito boa como é o caso de nosso capacete MX PRO, super leve e confortável e com um preço muito atraente.

 

 

BRMX: Quando conversamos um tempo atrás, você comentou que estava prestes a importar bicicletas elétricas. Como está esta negociação? Teremos e-bikes Mattos Racing no Brasil?

Persio Mattos: E-bikes é um mercado interessante mas que precisa de muita atenção. Ainda não chegamos no produto ideal. Portanto não temos nenhuma previsão para isso mas podem ter certeza que quando isto sair será de excelente custo x benefício.

 

BRMX: Uma pergunta que sempre faço é referente ao atual cenário do mercado off-road nacional. Diante de crises políticas/financeiras, alta taxação e tudo mais que acaba influenciando nos negócios de todos, como você enxerga nosso cenário do motociclismo off-road. Estamos evoluindo no ritmo possível ou poderíamos avançar mais rapidamente?

Persio Mattos: Preciso sempre ficar de olho em dois aspectos. Para a Sportsco, o mercado está muito bom. Estamos crescendo muito. Já o mercado em geral acredito que não cresce tanto. A alta do dólar prejudica muito pois a moto fica mais cara. Se as motos fossem mais acessíveis o mercado cresceria muito. Acredito que o país de um modo geral está passando por mudanças e estas mudanças serão para melhor. Pessoalmente vou continuar a investir em meu negócio e fazer tudo que posso para trazer o melhor produto possível ao preço mais acessível possível. Aprendi algo andando de moto que carrego comigo: na dúvida, acelere.

 

BRMX: Fica aqui o espaço caso queira contar alguma outra novidade ou fazer algum comentário.

Persio Mattos: Quero agradecer o BRMX pelo espaço e dizer para seus leitores que continuem a acreditar no Brasil. Viajo muito pelo mundo todo e não existe país mais lindo que este. Nos falta organização mas aos poucos a população está acordando e junto vamos vencer nossos políticos maus. A mudança já começou e precisamos votar no novo. Chega de velhos políticos. Abraços a todos.

 

Persio ao lado de Rafinha Becker, um dos pilotos patrocinados pela Sportsco