Entenda porque Ryan Villopoto venceu sem ser penalizado em Saint Louis

||

Ryan Villopoto sorri e se aproxima de Millsaps – Foto: Divulgação RV2

A vitória de Ryan Villopoto na nona etapa do AMA Supercross 2013, realizada sábado, 2 de março, ainda gera discussões.

O resultado oficial da corrida (geralmente divulgado segundos depois da bandeirada final) demorou pelo menos 40 minutos para ser liberado porque juízes analisavam um protesto da equipe de Davi Millsaps (Rockstar Energy Suzuki), o qual indicava que Ryan Villopoto havia feito uma ultrapassagem irregular, e por isso merecia penalização.

Você vai se lembrar que a corrida começou e, na terceira volta, rolou bandeira vermelha (o que indica paralisação e relargada) por causa da queda de Kyle Chisholm. Quando a prova recomeçou, RV havia “caído” três posições porque teria feito uma ultrapassagem irregular em Mike Alessi.

Então, Villopoto (re)largou no sexto lugar e foi correr atrás do prejuízo. Com uma pilotagem muito agressiva, RV passou Kiniry, Chad Reed e Justin Barcia até chegar no lider, James Stewart. Depois de muita disputa, RV ultrapassou Bubba quando a bandeira amarela estava em cena por causa da queda de Robert Kiniry. É aí que mora a discussão.

Mas, depois da análise, os diretores de prova chegaram a conclusão que Ryan Villopoto agiu dentro da lei.

A explicação é a seguinte: RV teria apenas se aproximado de Bubba sob luz vermelha e bandeira com a cruz vermelha (quando é proibido ultrapassar). Se aproximar NÃO é problema. Terminada a seção da bandeira com cruz vermelha, veio a seção da bandeira amarela.

Sob bandeira amarela, NÃO é proibido ultrapassar. Os pilotos, porém, devem seguir com “extremo cuidado”. A partir do momento que o piloto caído (neste caso, Robert Kiniry) se levanta e liga sua moto, não há mais muito perigo naquele setor. Então, quando Villopoto coloca do lado de Stewart e o ultrapassa na próxima curva, ele está correto, segundo a AMA.

A equipe de Millsaps também reclamou (mas não registrou protesto) de uma ultrapassagem de Ryan Dungey na primeira parte da corrida, antes dela ser paralisada.

Quando rolou a bandeira vermelha por causa da queda de Kyle Chisholm, na terceira volta, Villopoto ultrapassou Alessi e Dungey ultrapassou Millsaps. E RV foi penalizado por isso, mas Dungey não.

A explicação é porque Dungey ultrapassou Millsaps ANTES do triplo onde estava a bandeira/luz vermelha. Millspas viu a bandeira vermelha “no horizonte” e diminuiu antes do momento que realmente precisava. Dungey se aproveitou.

Com os resultados, Ryan Villopoto encostou em Davi Millsaps na classificação do campeonato. O piloto da Monster Energy Kawasaki baixou a diferença de 22 para 12 pontos em relação ao atleta da Rockstar Energy Suzuki. Veja a classificação completa!

Assista ao vídeo abaixo e veja a bela corrida de Ryan Villopoto e uma das mais emocionantes da temporada. O momento em questão está aos 7min55s. Tire suas próprias conclusões.

:: Main Event da 450