Enduro da Independência começa nesta quarta-feira, 4, em Vitória, Espírito Santo


Dário Júlio, na categoria Máster, durante a 30ª edição do Enduro da Independência – Foto: Ricardo Ribeiro / VIPCOMM

O Enduro da Independência, considerado a mais tradicional prova de regularidade do Brasil, começa nesta quarta-feira, 4, com largada pela primeira vez em Vitória, Espírito Santo, e mais de 400 pilotos inscritos nas 12 categorias das motos.

De 4 a 7 de setembro, a 31ª edição da competição vai reproduzir a Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país, saindo da capital capixaba até Ouro Preto, Minas Gerais.

Para esquentar o clima, o TCMG (Trail Clube Minas Gerais), organização do campeonato, promove nesta terça-feira, 3, a largada promocional. O evento, que irá apresentar os pilotos e suas motos, acontece a partir das 19h, na Praça do Papa.
 
– A expectativa para essa edição é das melhores possíveis. Foi tudo pensado para agradar ao público e aos pilotos, esse ano deve ser histórico para o Enduro da Independência. Agora é aproveitar e ver quem se destaca em cada uma das categorias – afirma Gustavo Jacob, presidente do TCMG.
 
Na quarta, 4, às 7h, começa efetivamente a competição. Os pilotos largam em ordem definida por sorteio dentro de suas categorias, que seguem a programação estabelecida pela organização (Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante). Os pilotos da categoria Vintage participam apenas do último dia da competição.
 
Os competidores largam do Alphaville Jacuhy com direção aos três neutros (pontos de parada e abastecimento) do dia, que são nas cidades capixabas de Santa Leopoldina, Marechal Floriano e Pedra Azul , até chegar a Venda Nova do Imigrante, com uma distância de 217 quilômetros.
 
No segundo dia, o trajeto sai de Venda Nova do Imigrante e entra em Minas Gerais, passando por neutros em Conceição do Castelo, Ibatiba (ambas de Espírito Santo) e Pequiá na divisa dos dois estados, até chegar a Manhuaçu, Minas Gerais, depois de 204 quilômetros percorridos.
 
O terceiro dia será o mais longo da competição, com 231 quilômetros dentro do estado mineiro, indo de Manhuaçu até Viçosa, passando pelos neutros em Divino e Ervália.
 
Já no sábado, 7, último dia do Enduro da Independência 2013, são mais de 168 quilômetros a serem percorridos no estado de Minas Gerias, passando por neutros em Ponte Firme e Piranga, até chegar em Ouro Preto, para uma grande confraternização de encerramento e premiação dos vencedores de cada categoria.

 
:: Programação do Enduro da Independência 2013
 
Terça-feira – 3/9
– 9h às 18h – Horário de Secretaria de Prova
Local: Hotel Golden Tulip Porto Vitória (Salão de Convenções)
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, bairro Enseada do Suá,  em frente à praça do Papa, Vitória/ES
– 19h – Solenidades de abertura da 31ª Edição do EI 2013 – Largada Promocional
– Apresentação e Show de Freestyle Equipe Ipiranga Racing – Fred Kyrillos e Equipe

Quarta-feira – 04/9
– Largada: Vitória (ES) – Chegada: Venda Nova do Imigrante (ES)

Quinta-feira – 05/9
– Largada: Venda Nova do Imigrante (ES) – Chegada: Manhuaçu (MG)

Sexta-feira – 06/9
– Largada: Manhuaçu (MG) – Chegada: Viçosa (MG)

Sábado – 07/9
– Largada: Viçosa (MG) – Chegada: Ouro Preto (MG)
– Previsão de chegada do 1º Piloto em Ouro Preto: 13h30
– Início da confraternização: Oferecida pela Plena Alimentos – 14h
Local: Praça Prefeito Amadeu Barbosa, nº 45, bairro Barra, Concessionária MAXMOTO
– 17h40 – Apresentação e Show de Freestyle  Equipe Ipiranga Racing – Fred Kyrillos, Jeff Campaci e Marcelo Simões.
– Premiação dos campeões de cada categoria no palco principal com shows em Ouro Preto/MG: 19h