Em lançamento oficial no Brasil, Kawasaki apresenta novidades nos modelos 2017

||

kx_carolsarto
Modelos da linha off-road 2017 – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

A Kawasaki lançou oficialmente no Brasil a linha off-road 2017 nesta quinta-feira, 11 de agosto, em Itupeva, São Paulo, na pista do Kalango Cego. Os pilotos oficiais da marca e a imprensa puderam conferir e testar todas motos e suas novidades.

O destaque dos modelos 2017 é a KX250F, que recebeu todas as inovações que a KX450F recebeu em 2016 – com um chassis redesenhado com uma nova ergometria, mais fina na região do tanque. A frente trouxe uma melhor dirigibilidade com as mesas inferior e superior mais rígidas, como na KX450F. O peso também foi reduzido em cerca de 1,7 kg.

Em relação à KX450F, ela foi apenas aprimorada à versão 2016.

– A moto é basicamente a mesma do ano passado. A principal mudança foi na suspensão dianteira. Em relação ao ano passado ela está um pouco mais firme e progressiva. Acho que vai ser mais fácil de acertar e ajustar ela do que a versão 2016 que era bem mole e perdia pressão de ar muito rápido. Na 2017, a pressão do ar não baixa tanto e acredito que vai ser melhor para todos. O pessoal vai gostar – comentou Marcello “Ratinho” Lima, piloto da equipe EMG Racing Kawasaki.

A marca também apresentou a nova KLX140G como a revolução no off-road de entrada. A moto é extremamente leve e indicada para pilotos que ainda não se sentem preparados para encarar uma 250cc. Com menos de 100 kg em ordem de marcha, a KLX140G é ideal para os amantes das trilhas.

Gian Bergamini, piloto de motocross e freestyle, representou o BRMX no evento e testou os modelos.

– Eu andei na KX100 2 tempos, que seria uma moto para adolescente, mas ela é forte e ao mesmo tempo tem uma dirigibilidade  muito boa. É uma moto perfeita para um adolescente que já está em nível de competição ou até para o público feminino, que já tem uma certa experiência. Andei também na KX 250F, que foi a moto que teve mais mudanças no chassi, então está muito boa, em fazer curva por dentro principalmente, e a KX 450F foi a que eu mais gostei no geral. Ela passou por todas as mudanças em 2016 e o conjunto está perfeito. Deram uma aprimorada na suspensão e na mesa, e foi a moto mais redonda. Gostei muito – comentou Gian.

 

bergamini_carolsarto
Gian Bergamini – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

KX450F

kx450f_carolsarto

A nova KX450F 2017 também foi aprimorada em relação à versão 2016. Destaque para as mudanças na mesa (superior e inferior) que tornaram a KX450F mais rígida, ajudando o piloto em curvas oferecendo mais estabilidade. Na suspensão dianteira a ar, as bengalas também foram revisadas melhorando a posição com o chassis e a performance do conjunto. Para quem já conhece o sistema, é importante mencionar a inversão da posição das válvulas de regulagem de ar para regulagem interna e externa, mas as funções permanecem as mesmas do modelo 2016.

Na parte visual onde muitos sempre esperam mudanças, os gráficos agora vêm moldados diretamente no plástico, uma nova tecnologia que conserva o impacto visual da KX450F por mais tempo. A ECU (Unidade de Controle Elétrico) foi reajustada, trazendo aprimoramento de performance e melhora na distribuição de potência. O banco tem algumas mudanças interessantes, com um frame mais rígido, proporcionando mais aderência e mais resistência ao apoiar com força nas curvas e saltos em que o piloto sai sentado. Foi feita uma mudança significativa no espaço entre o link do amortecedor e a balança. Isso ajuda na tração e no funcionamento do link, além de não deixar acumular resíduos do terreno.

 

KX250F

kx250_carolsarto

Mudanças em todo o posicionamento da moto foram repensadas. O tanque de combustível e todo o sistema de exaustão foram rebaixados em cerca de 20 mm para melhorar o centro de gravidade do modelo. O banco também foi redimensionado, garantindo melhor mobilidade ao piloto ao se deslocar para frente e para trás. A balança da suspensão traseira também recebe as melhorias que fizeram toda a diferença na KX450F, além disso o novo amortecedor traseiro é mais leve, contribuindo para a redução geral de peso da nova KX250F.

 


Itens em destaque:
– Modo de controle de largada, acionado através de um botão no guidão;
– Ajuste plug-and-play da Injeção Eletrônica, fácil acesso a 3 mapas do motor;
– Kit de calibração KX FI (acessório opcional), não precisa de PC: liberdade e precisão nos ajustes da Injeção Eletrônica, com mapas pré-carregados incluídos;
– Suspensão dianteira com tecnologia avançada: garfo dianteiro com funções separadas (SFF) Tipo 2, com Mola na direita e Amortecimento na esquerda.

 

KLX 140G

klx140g_carolsarto

Oferece um motor na categoria de 150cc com um chassis full-size e extremamente leve, a KLX140G foi feita para proporcionar facilidade na pilotagem off-road. A potência do motor é fácil de lidar (ideal para pilotos que ainda não se sentem totalmente prontos para uma máquina de 250 cc). Com menos de 100 kg em ordem de marcha. Outro destaque da KLX140G são os freios a disco nas duas rodas. Sistema de partida elétrica que facilita muito a utilização em longas e cansativas trilhas.

A baixa altura do assento de 860 mm oferece fácil acesso a pilotos a partir de 1,65m. A facilidade de colocar os pés no chão resulta também na facilidade de percorrer terrenos acidentados. As rodas são grandes como nos modelos maiores, com 21” na dianteira e 18” na traseira. Os novos pneus Pirelli Scorpion MX Extra X que equipam a KLX140G oferecem maior poder de tração em terrenos macios e intermediários, com performance equivalente aos pneus utilizados nas competições de motocross.

O sistema de suspensão é robusto e de curso longo, sendo 33 mm na dianteira e um sistema Uni-Trak na traseira. O quadro leve foi desenhado especificamente para essa categoria, com muitas características herdadas diretamente dos modelos KX de competição. O sistema de embreagem manual e o câmbio de 5 marchas permite fáceis trocas. O carburador Keihin assegura a entrega de combustível estável mesmo sob uso pesado off-road.

 

:: Valores sugeridos

KX450F 2017 – R$ 47.490,00
KLX140G – R$12.500,00
KX 250F 2017 – R$ 44.490,00

 

:: Fotos do lançamento

ratinho_carolsarto
Marcello “Ratinho” Lima – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

sacillotti_carolsarto
Ramon Sacilotti – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

rafaelramos_carolsarto
Rafael Ramos – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

pedro_guilherme_carolsarto
Os pilotinhos Pedro Félix e Guilherme Fernandes – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

moara_carolsarto
Moara Sacilotti – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

dudulima_carolsarto
Dudu Lima – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

kaphe_carolsarto
Ricardo “Kaphê” Sebbe – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

kalangocego_carolsarto
Área de box – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

bergamini_carolsarto2
Gian Bergamini – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX

 

emg_carolsarto
Ratinho e Dudu Lima – Fotógrafa: Carol Sarto / BRMX