Eli Tomac comenta vitória em Glen Helen e início arrasador no AMA Motocross 2015

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Tomac é 100% no AMA MX 2015 – Foto: Cudby / Geico Honda

 

O piloto da GEICO Honda, Eli Tomac, começou o ano voando. Venceu as duas etapas iniciais do AMA Motocross 2015. No sábado passado, na pista de Glen Helen, em San Bernardino, Califórnia, Ryan Dungey deu um pouco de trabalho para Tomac na primeira bateria, porém, depois de sua moto apagar, o atleta da Honda passou e abriu grande vantagem. Tomac também bateu todo mundo na segunda bateria e já desponta como favorito para vencer o campeonato na categoria principal. A próxima etapa é na sua terra natal, no estado do Colorado.

Após a corrida, Tomac concedeu a entrevista abaixo ao site norte-americano Racer X. Confira!

 

Sabemos que não é fácil, mas você venceu tranquilamente outra vez, e você parecia estar voando na pista, saltando sobre o bump e tudo. Quão fácil foi o dia para você?
Tomac: Eu estou realmente confortável. Nunca estive nesta posição, sinto como se estivesse flutuando com a moto. É como se estivesse fácil de pilotar agora. Uma sensação muito boa. Quanto às baterias, na primeira eu estava entre os cinco no começo, o que é bom. Acredito que tenho evoluído bastante nas largadas. Tive um duelo com Ryan (Dungey). Duelamos por algumas voltas. Fomos puxando um ao outro. Houve alguns pontos em que um ia melhor que o outro, depois ele teve problemas com a moto e acabei abrindo vantagem, o que facilitou as coisas para mim na primeira bateria. Já na segunda bateria, eu praticamente fiz o holeshot. Tive uma base perfeita no gate.

Você pode nos dizer como foi sair do gate e em seguida fazer toda aquela trajetória na longa curva de Talladega? Foi divertido?
Tomac: Foi a primeira vez que corri em Glen Helen profissionalmente. Nunca andei em uma pista preparada deste jeito. Normalmente é seco e difícil de andar em comparação com o que tivemos hoje. Talladega (nome da primeira curva) foi realmente bom, com uma tração foi incrível. Acho que a chuva fez a pista ficar muito boa, surreal. Teve bastante coisa legal, algumas linhas por fora e pequenas colinas com rochas que quando você saltava dava a impressão de que fosse bater nelas. Foi bem legal.

Tudo o que você está fazendo na pista é para ser mais veloz ou tem um pouco de diversão nisso? Tipo, vamos ver se eu posso pular do topo da colina? Vamos ver se eu consigo superar estes obstáculos?
Tomac: Sim, acho que alguns dos saltos talvez não sejam rápidos, mas serve para poupar energia, é questão de ser eficiente. A bateria de trinta e cinco minutos minutos é muito dura para nós. Acho que se eu for dar tudo em uma volta, tentando o melhor tempo, eu poderia, ou talvez não, mas as vezes acho que assim é melhor para os trinta e cinco minutos de corrida.

Estamos indo para o Colorado. Todo mundo fala sobre correr em casa e estas coisas. Você está animado? Ou é apenas mais uma rodada para você?
Tomac: Lakewood (nome da cidade no Colorado) não é exatamente uma pista caseira para mim, porque é a sete horas da minha cidade natal, mas o fato de estar no estado já é bom. A atmosfera em torno de mim e o carinho dos fãs locais já é legal. Eu fui bem lá no passado. Vai ser a primeira vez de 450. Vamos em busca do melhor.

 

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Tomac na curva de Talladega – Foto: Chris Ortiz