Eduardo Erbs: Nuvem laranja em Phoenix

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Ryan Dungey é ovacionado por quase 50 mil pessoas no Chase Field, em Phoenix – Foto: Frank Hoppen / KTM Images
Huntington Beach (Califórnia) – O verde que tem dominado os pódios norte-americanos foi contrastado por uma “nuvem” laranja no último fim de semana em Phoenix, na segunda etapa do AMA Supercross 2012. 
Ryan Dungey realizou o desejo de 37 anos da KTM, que era ter sua moto no lugar mais alto do pódio na América. Com uma corrida classificatória um tanto apagada e uma final espetacular, o piloto do Estado de Minnesota conquistou o holeshot e venceu a corrida de forma convincente. Agora, ele se junta a Ryan Villopoto na liderança do campeonato, ambos com 45 pontos.
Nesta semana, li um artigo composto por várias opiniões de jornalistas norte-americanos que chamou muito minha atenção e eu gostaria de resumir aos leitores do BRMX.
Praticamente todos sabiam que, com todos os esforços de Roger Decoster e com a habilidade e a consistência de Ryan Dungey, a KTM poderia entrar na briga pelo titulo da competição. Porém, como a moto tem somente dois meses de testes, talvez a vitória demorasse um pouco para acontecer. Foi assim no ano passado, quando a então campeã Suzuki só viu Dungey no alto pódio no fim do campeonato.
Com essa vitória logo na segunda etapa, Ryan Dungey mostrou potencial e credibilidade, tanto pessoal, quanto no seu equipamento e no time. A KTM pôs centenas de horas de trabalho para proporcionar todos os itens necessários a Dungey em busca da vitória em uma das provas de mais prestígio no mundo motociclístico.
A grande diferença entre a fábrica austríaca e as outras marcas foi a agilidade com que ela se moldou para atender as necessidades de Roger Decoster e seu pupilo Ryan. O piloto entendia que a 350 SX-F não era a moto ideal para satisfazer suas necessidades. 
Ao invés de criar uma motocicleta com inovações que apelassem aos olhos dos consumidores, mas, que precisaria ser melhorada, adaptada e testada pelos times – o que muitas vezes levam-se anos –, a KTM optou exatamente pelo processo inverso. 
Usando todos os seus recursos e conhecimento, o time laranja fez uma moto que atendesse todas as necessidades de seu time, para mostrar resultados quase instantâneos, se preocupando secundariamente com a linha de produção, praticando o velho lema: “ganhamos no domingo, e venderemos na segunda”. 
Apesar de seu segundo lugar na Lites – Costa Oeste ter sido ofuscado pela vitória de Dungey, o francês Marvin Musquin ficou atrás somente do escocês Dean Wilson na segunda prova do AMA SX que ele disputou em sua carreira.
Os fatos
Ryan Villopoto: O atual campeão completou o pódio atrás de Jake Weimer, seu companheiro de equipe, depois de uma queda desastrosa, causada por Davi Millsaps na seção de areia, logo na primeira volta. Mais uma vez, Ryan mostrou o porquê do #1 no number plate, fazendo uma corrida agressiva com ultrapassagens surpreendentes, podendo se destacar a ultrapassagem pela terceira posição, em Kevin Windham na última volta.
James Stewart: Bubba iniciou a semana passada com testes intensos para a escolha de pneus na Califórnia depois da grande polêmica em A1, quando utilizou pneus Bridgestone e Dunlop durantes os treinos. Ele chegou a Phoenix com uma gripe lhe incomodando e descartou o segundo treino cronometrado para se poupar para as corridas da noite. Após uma convincente vitoria na classificatória, Bubba largou mal no Main Event, buscando posições com agressividade e com bubba-scrubs de arrepiar. 
Mas, ele cometeu um erro e caiu, perdendo varias posições, e terminou a corrida somente na oitava colocação. Eu vejo que a corrida em Los Angeles, no próximo fim de semana, será essencial para as pretensões de James no campeonato. Pois, se sua campanha não melhorar, ele poderá ficar com “uma corrida atrás” dos líderes do campeonato, que já se distanciaram por 17 pontos em duas etapas.
:: Vá para o Maint Event de Phoenix na câmera onboard de Bubba
Chad Reed: Mesmo fora do pódio, Chad Reed pareceu satisfeito com sua corrida. Ele declarou que, apesar dos resultados não mostrarem, acredita ter feito uma prova melhor do que em Anaheim e que pôde evoluir muito com esta etapa. Reed se mostra confiante para a prova no Dodger Stadium, em Los Angeles, neste fim de semana.
Orgulho brasileiro: O piloto brasileiro Jean Ramos foi outro que fez história em Phoenix. Ele iniciou a prova da classificatória no pelotão intermediário, brigou por posições e se manteve pela maior parte da bateria na décima posição, executando seu cheque-mate somente na última volta e garantindo a classificação para sua primeira final do AMA Supercross em sua segunda participação na competição. Parabéns Jean!
:: Nico Izzi ficou pra trás e serviu de cinegrafista pro Jean em Phoenix
De fora
Algo que vem me chamado muito atenção neste ano são os pilotos que ficam de fora das finais. O nível dos competidores desta temporada está tão alto que pilotos consagrados, como Josh Grant e Ryan Sipes – ambos vencedores de provas no passado – ficaram fora das finais de Phoenix. Além deles, posso destacar:
Lites – Costa Oeste: Matt Moss, Nick Paluzzi, Chris Gosselaar, Ryan Marmont, Casey Hinson
SX Class: Broc Tickle, Jeff Alessi, Austin Stroupe, Jason Thomas, Ryan Morais, Justin Sipes e Ben Lamay.
As vítimas
Com menos de duas semanas completas de competições, o AMA SX já faz suas vítimas. Josh Hill quebrou a perna em Anaheim 1; Will Hahn, fraturou a pélvis durante os treinos na abertura da temporada, enquanto seu irmão, Tommy Hahn, estará fora por oito semanas após fratura no braço. Jimmy Albertson quebrou seis dentes, teve uma concussão, além de ter batido forte o seu ombro durante a etapa de Phoenix. Ele ainda é dúvida para o gate de largada neste sábado, 21 de janeiro, em Los Angeles.
A pista
O circuito construído em Phoenix superou as expectativas dos pilotos e organizadores – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports
Phoenix apresentou uma pista mais fiel ao supercross moderno, agradando a maioria dos pilotos. Geralmente, o piso “desértico” de Phoenix tem por principal característica ser escorregadio, onde os pilotos e equipes estão sempre em busca de tração. Porém, até mesmo Ricky Carmichael apontou que este foi o melhor preparo de terreno que ele já presenciou em Phoenix.
A pista de Los Angeles, assim como em Phoenix, aparenta ser um circuito mais tradicional, porém, a escolha de pneus, acertos de chassis e a busca pela tração será um pouco mais difícil pelo simples fato que a previsão meteorológica aponta CHUVA para todo o fim de semana!
Nesta quinta-feira, 19, volto ao BRMX para tratar de assuntos além do motocross/supercross. Até lá!
Pensamento da semana:
“History is a set of lies agreed upon” – Napoleão Bonaparte
(História é um conjunto de mentiras combinadas)