Eduardo Erbs: Goodbye BRMX

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Fotos: Frank Hoppen / Feld Motorsports

Huntington Beach (Califórnia) –  Caros amigos, leitores, internautas, pilotos e demais amantes do esporte, venho por meio deste lhes informar (para a sorte de uns e azar de outros) que esta coluna marca a minha (talvez) temporária aposentaria do jornalismo (quase) profissional que venho exercendo há pouco mais de um ano. 


Eu só tenho a agradecer muito a oportunidade que a Broop Comunicação – empresa que gerenciava o site até sua venda em novembro de 2011* – e ao BRMX me deram de poder escrever esta coluna de forma muito pessoal e em primeira pessoa, podendo expressar minha opinião, visão e algum conhecimento, o qual adquiri durante meus quase 30 anos de vida e sete anos na Califórnia, trabalhando nessa indústria que se transformou na minha profissão, no meu hobby, na minha vida e na minha paixão. 

Mais do que tudo, eu tenho que agradecer a todos os meus leitores que me deram muito carinho, na maioria das vezes escrevendo comentários elogiando, apoiando e ajudando a promover o esporte e ao website.
 
Mais uma vez, muito obrigado a todos!
 

INDY SX: Indianápolis definitivamente fez história para o campeonato de 2012. Bubba, mais uma vez, foi vítima de um erro na sua classificatória que lhe tirou da final, deixando Villopoto com a vitória e o campeonato cada vez mais selado. Destaque para Justin Brayton e Davi Millsaps que subiram ao pódio pela segunda vez neste ano. Já na Lites, depois de um acidente na quinta volta, pela primeira vez na historia do esporte vimos uma relargada em linha e depois de um dominante Ken Roczen jogar tudo fora com um erro, Blake Wharton quebrou a invencibilidade de Justin Barcia. 
 
#1 – BT101: A “noticia da semana” – que ainda não é completamente oficial – vem do outro lado do mundo. Ben Townley, que estava contratado pela equipe australiana Carlton Honda, está rescindindo seu contrato para estar a bordo da Two Two Motorsports para o AMA Motocross. Até o final desta semana, veremos o desfecho dessa história, já que ainda lhe restam negociações com os patrocinadores. Townley, mesmo migrando para Nova Zelândia no ano passado, nunca escondeu que gostaria de correr os “outdoors” nos Estados Unidos, e até então, tendo o campeonato australiano como prioridade, Ben tinha intenções de correr algumas etapas do americano.

#2 – Ken Roczen: Não há dúvida que um braço quebrado atrapalhou bastante as suas preparações para o supercross, mesmo assim, todos nós esperávamos um pouco mais do jovem alemão. Depois de liderar por cinco voltas e receber a bandeira vermelha no último fim de semana, Kenny conquistou o holeshot mais uma vez, mas acabou perdendo a dianteira da sua KTM e deixando a vitória escapar em Indy.



 
 
#3 – Largada em linha: Pela primeira vez na história vimos uma largada em linha. Basicamente as regras da AMA dizem que, se a corrida tiver uma bandeira vermelha dentro das três primeira voltas, os pilotos voltam ao gate de largada inicial. Como a bandeira vermelha foi dada somente na quinta volta, a largada foi feita em linha, com a ordem de colocação da prova na hora da bandeira vermelha. Com isso, se garante que os pilotos não perdem as posições alcançadas até aquele momento. Em minha opinião, a regra é justa e funcionou muito bem.
 
#4 – Justin Brayton: O piloto da American Honda teve um início de temporada complicada, ficando de fora de um dos Main Events e sofrendo uma séria queda em San Diego, a qual o deixou por semanas sem treinos com motocicleta. Porém, nas últimas semanas, Justin vem se recuperando com resultados melhores subindo ao pódio duas vezes nas últimas três corridas.
 
#5 – Kyle Regal: Confirmando os boatos da semana passada, e o piloto tem propostas de algumas equipes maiores. Indianápolis marcou a sua estreia com a Dodge/Hart and Huntington Team. Kyle foi o último piloto a se classificar para a final, ficando em segundo lugar na LCQ, e terminou a final na 16ª posição.
 
#6 – Josh Hansen: O piloto do Colorado admitiu em uma entrevista dada nesta semana que cortou a pista em Daytona de propósito após ser puxado para fora da pista por outro piloto logo na primeira curva. Josh disse que viu a sua classificação praticamente perdida, então tomou essa “medida drástica” pensando que ninguém perceberia. Mas, os oficiais logo lhe mostraram a bandeira preta. Josh caiu na segunda curva da LCQ e acabou ficando de fora da final. Josh, que vem se recuperando de uma lesão no tornozelo, acabou torcendo o joelho nos treinos e ficou de fora da prova.
 
#7 – Indianápolis marcou a volta de Josh Grant às pistas pela Jeff Ward Racing. Ele terminou a final na 11ª posição. Além de Grant, Sean Lipanovich e Taylor Futrell voltaram às competições no último fim de semana.
 
#8 – Bubba Stewart: James mais uma vez viu a suas chances de outra vitória desabar logo na primeira volta da sua classificatória. Depois de um erro, James foi atingido por Kevin Windham e logo foi “soterrado” pelas motos de Jimmy Albertson e Jarred Browne. Bubba foi carregado para fora da pista e, mesmo que liberado para correr pela Asterisk Medical Group, o time decidiu que o piloto não iria para a LCQ ou o Main Event.

#9 – Indy trouxe novos pilotos às pistas e levou outros para fora das pistas. Nick Wey caiu forte na sua classificatória, Kyle Chisholm também se machucou na final, além de, é claro, Kyle Cunningham, que fez a corrida da Lites parar para ele ser atendido!
 
#10 – Muita gente está comentando sobre a queda de Kevin Windham “causada” por Mike Alessi. Consideramos que esta não foi a melhor escolha de ultrapassagem de Mike, porém, o tough block no meio de pista foi a principal causa de Mike mudar a direção repentinamente. Alessi também declarou que sua Suzuki começou a falhar durante a prova, o que lhe fez cair para a sexta posição.
 
#11 – É impressionante como Ryan Dungey, mesmo depois de ficar afastado do campeonato por duas corridas,  ainda se situa na segunda posição. Bubba, o terceiro colocado, ainda está a 16 pontos atrás.

 
ÚLTIMA FRASE DA SEMANA
 
“Isn’t it funny how day by day nothing changes but when you look back everything is different…”  C.S. Lewis

*Nota do Editor: O BRMX é e sempre será grato à contribuição deste brasileiro que vive na Califórnia e que nos ensinou a aguardar ansiosamente por sua coluna (quase) semanal. Obrigado!