Depois de vencer os europeus, Eli Tomac fala sobre o Mundial de Motocross

||

tomac_mxgp-2
Eli Tomac foi o piloto mais rápido do mundo na 17ª etapa do Mundial – Crédito: Monster Energy

 

Eli Tomac, piloto da Monster Energy Kawasaki, fez 1-1 e conquistou o primeiro lugar na geral da MXGP na 17ª etapa do Mundial de Motocross, batendo os europeus no Charlotte Motor Speedway, na Carolina do Norte, Estados Unidos, no último sábado, 3.

Tomac dominou tudo. Na temporada 2016, o americano finalizou em segundo no AMA Supercross, em quarto o AMA Motocross e recentemente optou por não correr o Motocross das Nações.

Após a grande vitória no fim de semana, ele conversou com a imprensa. Confira!

 

Como foi o fim de semana de forma geral?
Eli Tomac: Foi um ótimo fim de semana. O dia começou bem, fiz uma boa corrida classificatória e consegui fazer voltas rápidas. Foi complicado fazer a primeira bateria com a luz do sol nos olhos e a segunda com muitas sombras (por ter acontecido à noite). Foi um dia bem impressionante, com desafios diferentes.

Vimos que você comenteu alguns erros na primeira bateria. O que aconteceu?
Eli Tomac: Foi apenas um deslize. Eu me inclinei demais e escorreguei. Logo depois, quase fiz a mesma coisa e pensei “sério? O que você está fazendo?” e isso me acordou. Foi uma pista difícil.

Como foi correr na MXGP?
Eli Tomac: Foi muito divertido! Sempre corro com os mesmos caras durante o ano e só vejo esses pilotos no Motocross das Nações. Foi muito legal encontrar essa nova concorrência e ver que eles estão cada vez melhores.

Qual a chance de vê-lo novamente no USGP em 2017?
Eli Tomac: Isso vai depender muito da nossa agenda. Na verdade, hoje foi apenas por diversão. Talvez se o calendário não bater… mas é difícil dizer se vou correr no próximo ano.

O que você achou da pista?
Eli Tomac: Parece que misturam o motocross, depois o supercross e uma pista parecida com a Monster Energy Cup. Muitas luzes e tempos mais curtos de como estamos acostumados com o motocross. Estava legal. Se você faz uma largada boa, pode fazer algumas ultrapassagens, mas não havias muitas opções no traçado, mas foi muito bom.

 


tomac_mxgp-1
Tomac comemora no pódio – Crédito: Monster Energy

 

Qual a maior diferença dessa corrida com o AMA?
Eli Tomac: Acho que a maior diferença é que na hora da largada no Mundial de Motocross, alguns caras ficam atrás de nós no gate. E claro, o tempo da corrida. Mas no geral, não posso opinar muito.

Quando você chegou na pista e viu o estado dela, o que você pensou?
Eli Tomac: Eu não podia acreditar que ela ficaria assim (por conta da chuva). Um dia antes eu estava pensando que ia ser uma grande confusão. Estava com muito barro e muito liso. Mas acabou ficando perfeita. Acho que se não tivesse chovido, não teríamos uma pista assim. Então, a chuva foi boa.

E sobre seus fãs? Quando você passou na linha de chegada, eles foram à loucura. Você ouviu?
Eli Tomac: Sim. Eu não ouvia algo assim desde o Supercross ou o Motocross das Nações. Eles estavam muito entusiasmados e é sempre bom ouvi-los. Parece que você está fazendo um ótimo show para eles.

 

Vídeos da etapa com Eli Tomac

:: Ultrapassando Glenn Colden

 

:: Queda na primeira bateria

 

:: Tomac passa Justin Barcia

 

:: Situação da pista comentada pelo piloto – através do Twitter de Dean Wilson 🙂