Coluna do Savastano: Disputar o Ibitipoca é o sonho do todo piloto. Vencê-lo é o maior desafio!

NOTA DA REDAÇÃO: Angelo Savastano é um dos fotógrafos mais tradicionais do motociclismo off-road brasileiro. Esta é sua coluna de estreia aqui no BRMX. Veja fotos e textos sobre os eventos que ele cobre, principalmente os de Enduro. Seja bem-vindo, Savasta!

Texto e fotos: Angelo Savastano MTE 15.621/MG -Savastano Photo Sport

 

O 28º Ibitipoca Off-Road começou com os participantes seguindo em direção a Conceição do Ibitipoca. Os desafios esperavam os veteranos e novatos que pela primeira vez encaravam as trilhas onde rolou muita emoção e adrenalina a partir das sete e meia da manhã.

Muito sol, ralação e trechos que qualquer erro seria fatal para os competidores. Assim foi a 28ª edição do rally de regularidade mais charmoso do Brasil.

Na manhã fria e ensolarada de sábado, 5, os participantes aguardavam no pátio da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora (MG), a sua hora de largada. Acertos finais, conferência de planilha. Tudo pronto.

Um a um os competidores foram seguindo a caminho da serra. Depois do já tradicional neutralizado no Posto Ipiranga em Lima Duarte, os participantes começaram a chegar ao final da tarde para o pernoite. Uns festejam o bom desempenho, outros falavam das dificuldades encontradas. Mais uma coisa é certa, a confraternização foi geral logo após a divulgação dos resultados do primeiro dia de prova.

O idealizador e coordenador geral do evento, Manoel Resende, destacou que a proposta é justamente essa: “Quanto maior o desafio, maior a motivação do piloto em superar seus próprios limites”.

No domingo, 6, Conceição do Ibitipoca acordou com o ronco dos motores. Eram os participantes largando para a etapa final até Juiz de Fora.

Na chegada na Faculdade Suprema já rolava uma grande festa quando os primeiros competidores chegaram a partir das duas e meia da tarde. Primeiro as motos e depois os carros, todos na expectativa da divulgação dos resultados, entrega dos troféus e premiação.

Desta vez, foram 460 motos em 14 categorias, e 72 carros em 5 categorias, nas trilhas entre Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca, em Minas Gerais.

Jomar Grecco, de Venda Nova do Imigrante (ES), confirmou sua excelente atuação no IOR e foi o campeão da categoria Master.

“Ibitipoca é sem palavras, uma prova show. Parabéns aos organizadores. Levo para casa mais uma vez o troféu de campeão. Valeu!”, comemora Grecco.

Breno de Almeida Rezende, de Juiz de Fora (MG), saiu campeão da categoria Senior e enfatizou:

“Sabia que esse dia ia chegar!!! Em 2003 prometi a mim mesmo que iria ganhar o IOR pelo meu primo que infelizmente se foi naquele ano…Juninho esse é para você! Sei que onde estiver você está tão feliz quanto eu. Tudo que eu queria era você aqui para curtir comigo!!! Te amo meu “irmão”!

Já o maior vencedor da história do IOR, o capixaba Sandro Hoffmann, desta vez participou da prova na categoria Over 45 e levou mais uma vez o titulo de campeão. Na categoria Feminina, a vencedora foi Késsia Pires Tristão, de Muniz Freire (ES).

“A prova é sempre bruta e já viemos conscientes. Esse título é muito especial, pois veio com muita garra e obstinação”.

Entre os carros, Wander Eduardo, de Belo Horizonte (MG), comemorou bastante a vitória na categoria Master ao lado do navegador Wagner de Paula, de Juiz de Fora (MG): “Mais um para coleção, bicampeão do Ibitipoca Off Road, valeu Wagão, parceria de sucesso!”.

Thiago Resende, da organização do IOR, destaca: “A nossa preocupação com o meio ambiente e a segurança dos competidores tem um retorno gratificante, a satisfação dos competidores. Grato a todos e esperamos vocês novamente na 29ª edição no ano que vem!”.

 

Fotos do Ibitipoca Off-Road 2017

Resultados do 28º Ibitipoca Off-Road

Motos

Cat. Master: Jomar Grecco – Venda Nova do Imigrante ES
Cat. Senior: Breno A. Rezende – Juiz de Fora MG
Cat. Over 40: Dario Julio Lopes – Lavras MG
Cat. Dupla Graduado: Luiz Felipe e Edesio M. Zavarize – V. N. Imigrante ES
Cat. Over 45: Sandro Hoffmann – Venda Nova do Imigrante ES
Cat. Junior: Jean Pablo Teixeira – Lima Duarte MG
Cat. Dupla Junior: Paulo Sylas A Souza e Mateus C B Ramos – Turmalina MG
Cat. Over 50: José C. Tommaso – Volta Redonda RJ
Cat. Over 55: George Parik – Jandira SP
Cat. Feminino: Kessia Pires Tristão – Muniz Freire ES
Cat. Novato: Juracy S Junior – Uba MG
Cat. Dupla Novato: Patrick Cunha e Thiago Badini – Cordeiro RJ
Cat. Dupla Pais e Filhos: Francisco Luis e Breno P Felner – Linhares ES
Cat. Estreante: Rodrigo S Lopes – Nova Lima MG

 

Carros

Cat Master : Wander E. A. Filho e Wagner de Paula – Belo Horizonte MG
Cat. Graduado: Anderson Magalhães e André Gurjão – B. Horizonte MG
Cat. Turismo: Guga Valente e Marcelo Carestiato – Resende RJ
Cat. Turismo Ligth: Kleber e Fernanda Santana – Guarulhos SP

Resultados e mais informações: www.ibitipocaoffroad.com.br