CBM volta atrás e devolve liderança da categoria Júnior para Leonardo Cassarotti no Brasileiro MX 2016

||

cassoritti_mauhaas
Cassarotti volta ao topo da tabela – Fotógrafo: Mau Haas / BRMX

 

Depois de desclassificar Leonardo Cassaorotti, da Dunas Racing, da terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2016, em Extrema, Minas Gerais, por causa de “ajuda externa”, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) mudou a punição ao atleta nesta semana lhe colocando de volta à prova, mas com a perda de cinco posições.

Assim, Cassarotti caiu para a oitavo lugar na prova e somou 13 pontos com a nova punição (com a punição dada no dia da prova, ele estava desclassificado e então não somava pontos). E, após esta reviravolta, ele retoma a liderança da categoria Júnior, com Thallys Nathan em segundo. O paranaense tem 63 pontos contra 60 do pernambucano. Em terceiro aparece o paranaense Leo Nunes, com 59 pontos.

>>> Acesse a classificação do Brasileiro MX

O regulamento do campeonato prevê três tipos de punição para atletas que recebem ajuda externa. O juiz de prova decide se ele será desclassificado ou perderá 30 segundos ou perderá cinco posições.

 

 

Veja a nota da CBM na íntegra

O piloto da categoria Junior, Leonardo Cassarotti, havia sido desclassificado na prova realizada durante a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross PRÓ, em Extrema (MG), nesse mês de julho. O piloto recebeu comunicações fora da área reservada, que é o pit lane.

O Júri de Prova reavaliou  a punição e decidiu  por penalizar o piloto em cinco posições. Leonardo Cassarotti que terminou a prova na 3ª colocação, com a penalização caiu para oitavo, perdendo sete pontos na prova.

Os responsáveis por avaliar a penalização entenderam que a desclassificação seria uma punição muito rigorosa para a irregularidade cometida. Mas mantiveram uma penalidade ao piloto, de acordo com a infração prevista no regulamento geral do Campeonato.

Mesmo com a punição, Léo Cassarotti segue na liderança da categoria, com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado Tallys Nathan.