Carlos Campano vence sexta etapa do Brasileiro de Motocross, em São José, Santa Catarina

||


Em seu aniversário, Carlos Campano homenageia Marronzinho – Foto: Keu Lerner / BRMX

Carlos Campano teve motivo em dobro para comemorar seu aniversário na sexta etapa do Brasileiro de Motocross, realizada neste final de semana, 14 e 15, no Motódromo Marronzinho, em São José, Santa Catarina.

O piloto venceu as duas baterias da MX1 no dia em que comemorou 28 anos de idade e assumiu a terceira colocação na classificação da categoria.

– Eu estava confiante há bastante tempo, mas não estava conseguindo bons resultados. Consegui andar bem na primeira bateria e na segunda prova a pista estava mais difícil. Mesmo assim conquistei a vitória. Agora é só comemorar – afirmou Campano.

– Tem sido um ano bem difícil. O campeonato está disputado, mas hoje acho que o meu trabalho deu resultado e consegui me reencontrar com o  a vitória – contou o atual campeão da categoria.

O resultado foi bom também para Adam Chatfield, que fez 3-2 nas baterias e se igualou a Balbi Junior na classificação geral do campeonato. Os dois pilotos estão empatados na liderança da categoria com 243 pontos.

– Eu perdi para o Balbi nas últimas competições e agora voltei a andar
na frente dele. Tenho consciência que as duas etapas finais serão muito
importantes para definir quem vai levar o título – disse Chatfield.

A etapa também ficou marcada pelos protestos e punições. Balbi Junior e Joaquim Rodrigues viveram um \”imbróglio\” no início da segunda prova, quando o português saiu da pista e voltou na frente do mineiro, impedindo sua passagem. Joaquim alegou que Balbi o teria jogado para fora da pista em uma manobra arriscada demais para a primeira volta da prova.

A comissão julgadora do campeonato ainda vai analisar o caso, apesar de ter divulgado os resultados finas da etapa.

>> Galeria de imagens do sábado
>> Galeria de imagens do domingo
>> Galeria de imagens dos bastidores

 
:: Resumo da primeira bateria

A primeira bateria foi disputada do começo ao fim. Joaquim Rodrigues largou na frente, seguido por Carlos Campano, Rafael Faria, Ratinho Lima, Balbi Junior e Adam Chatfield.

Logo nas primeiras voltas Balbi Junior ultrapassou Ratinho Lima ao fazer o duplo. Chatfield que vinha logo atrás também conseguiu passar o Ratinho. Na briga pela ponta, o espanhol Carlos Campano ultrapassou o português Joaquim Rodrigues e disparou na frente.

A partir desse momento as atenções ficaram voltadas para a briga pela terceira colocação e também pela liderança do campeonato. O líder Balbi Junior perdeu a posição para Chatfield, mas logo deu o troco. Passadas mais algumas voltas o inglês passou o líder novamente.

Com Campano tranquilo na frente, o ritmo de Chatfield e Balbi era tão intenso que os dois pilotos cruzaram a linha de chegada pressionando o português Joaquim Rodrigues, que terminou a prova em segundo lugar.

Na classificação, Balbi tinha uma vantagem de quatro pontos sobre Chatfield na liderança. Mas com o resultado da bateria, a diferença caiu para dois pontos.


Balbi e Chatfield brigaram pela terceira colocação – Foto: Keu Lerner / BRMX

Resultado da primeira bateria
1. Carlos Campano
2. Joaquim Rodrigues
3. Adam Chatfield
4. Balbi Junior
5. Humberto \”Machito\” Martin


:: Resumo da segunda bateria

Joaquim Rodrigues e Balbi Junior largaram juntos na ponta. Mas logo se tocaram e Balbi saiu da pista, voltando para a prova na décima colocação. Na confusão, Adam Chatfield assumiu a ponta e o português ficou na segunda posição, seguido por Carlos Campano.

O espanhol estava andando em um ritmo mais forte e logo ultrapassou Joaquim Rodrigues, assumindo a segunda colocação. Campano começou a pressionar Chatfield até que pulou para dianteira. O espanhol manteve a posição até o fim, para vencer mais uma bateria no dia.

Joaquim Rodrigues que havia terminado a prova em terceiro foi penalizado pelo júri de prova em 30 segundos e caiu para a sexta colocação.


Carlos Campano andou forte e ultrapassou Joaquim Rodrigues e Adam Chatfield – Foto: Keu Lerner / BRMX

Resultado da segunda bateria (sob judice)

1. Carlos Campano
2. Adam Chatfield
3. Balbi Junior
4. Cristopher \”Pipo\” Castro
5. Humberto \”Machito\” Martin

::Soma das baterias*
1. Carlos Campano
2. Adam Chatfield
3. Balbi Junior
4. Joaquim Rodrigues
5. Cristopher Castro
6. Humberto \”Machito\” Martin
7. Marcello \”Ratinho\” Lima
8. Roosevelt de Freitas
9. Marcos Guilherme de Lima
10. Gabriel Montagner Silva
* Resultado sob julgamento.

Festa no pódio da categoria MX1 – Foto: Keu Lerner / BRMX


* Com informações da assessoria de imprensa da CBM