Cairoli e Herlings em busca da quebra de recordes em Valkenswaard

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Herlings pode ganhar pela quarta vez consecutiva – Foto: Ray Archer

Parece não existir adversários para os pilotos da Red Bull KTM, Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings, líderes do Mundial de Motocross 2013.

Antes mesmo da temporada iniciar, os dois já eram cotados como favoritos absolutos aos títulos da MX1 e MX2, respectivamente. Se nenhum deles se machucar, é muito provável que cheguemos ao final do ano coroando ambos.

Mas, os dois buscam algo além de títulos. Buscam recordes.

A terceira etapa do Mundial de MX 2013 acontece neste fim de semana de Páscoa, com treinos no domingo, 31 de março, e provas na segunda-feira, 1º de abril. Valkenswaard, na Holanda, um dos circuitos mais tradicionais da competição (recebe GPs desde 1974) será o palco da vez. E é lá, em especial, que a KTM se dá bem.

A equipe de fábrica da marca ganhou nove dos últimos dez GPs na categoria MX2 realizados em Valkenswaard.

Stefan Everts (atual chefe de equipe na KTM), o maior vencedor de GP de todos os tempos, tem cinco vitórias em GPs realizados em Valkenswaard. O belga ganhou em 1992, 94, 95, 96 e 2004, antes do GP ficar dois anos fora do circuito do Mundial de MX.

Antonio Cairoli tem quatro vitórias naquelas terras (ou seriam areias?) holandesas. Venceu em 2007, 2010, 2011 e 2012, e nesta segunda-feira pode igual mais uma marca do \”patrão Everts\”.

Outro recorde a ser batido é o de vitórias consecutivas. Ninguém conseguiu ainda vencer quatro GPs seguidos lá. Tanto Cairoli quanto Herlings podem quebrar essa marca.

Na história recente da MX2, desde 2000 a KTM de fábrica domina em Valkenswaard. Tudo começou com o sulafricano Grant Langston, seguido por Erik Eggens (holandês) em 2001, Steve Ramon (belga) em 2002 e 2003 e Ben Townley (neozelandês) em 2004.

Nos anos de 2005 e 2006 Valkens ficou fora do Mundial. Quando voltou, em 2007, Antonio CAiroli venceu de Yamaha, quebrando a sequência da KTM, que voltou a dominar a parada a partir de 2008, com outro sulafricano, Tyla Rattray. Em 2009, o português Rui Gonçalvez ganhou para a marca alaranjada, e depois só deu Jeffrey Herlings – 2010, 2011 e 2012 – que venceu TODAS AS BATERIAS.

Stefan Everts, maior vencedor de GPs da história – Foto: Ray Archer

:: Confira a lista de vencedores do GP de Valkenswaard

1974 – 250cc – Sylvain Geboers (B), Suzuki
1980 – 500cc – André Vromans (B), Yamaha
1981 – 125cc – Marc Velkeneers (B), Yamaha
1985 – 500cc – Dave Thorpe (GB), Honda
1987 – 125cc – Dave Strijbos (NL), Cagiva
1989 – 500cc – Dirk Geukens (B), Honda
1990 – 500cc – Billy Liles (USA), Kawasaki

1992 – 250cc – Stefan Everts (B), Suzuki
1992 – 500cc – Billy Liles (USA), Honda

1993 – 250cc – Greg Albertyn (SA), Honda
1994 – 250cc – Stefan Everts (B), Kawasaki
1995 – 250cc – Stefan Everts (B), Kawasaki
1996 – 250cc – Stefan Everts (B), Honda
1997 – 250cc – Marnicq Bervoets (B), Suzuki
1998 – 250cc ¬- Sébastien Tortelli (F), Kawasaki
1999 – 250cc – Marnicq Bervoets (B), Kawasaki

2000 – 125cc – Grant Langston (SA), KTM
2000 – 250cc – Frédéric Bolley (F), Honda
2000 – 500cc – Marnicq Bervoets (B), Yamaha

2001 – 125cc – Erik Eggens (NL), KTM
2001 – 250cc – Mickaël Pichon (F), Suzuki
2001 – 500cc – Joël Smets (B), KTM

2002 – 125cc – Steve Ramon (B), KTM
2002 – 250cc – Mickaël Pichon (F), Suzuki
2002 – 500cc – Joël Smets (B), KTM

2003 – 125cc – Steve Ramon (B), KTM
2003 – MX GP – Mickaël Pichon (F), Suzuki
2003 – 650cc – Joël Smets (B), KTM

2004 – MX2 – Ben Townley (NZ), KTM
2004 – MX1 – Stefan Everts (B), Yamaha

2007 – MX2 – Antonio Cairoli (I), Yamaha
2007 – MX1 – Joshua Coppins (NZ), Yamaha

2008 – MX1 – Ken de Dycker (B), Suzuki
2008 – MX2 – Tyla Rattray (SA), KTM

2009 – MX1 – Jonathan Barragan (E), KTM
2009 – MX2 – Rui Gonçalves (P), KTM

2010 – MX1 – Antonio Cairoli (KTM)
2010 – MX2 – Jeffrey Herlings (KTM)

2011 – MX1 – Antonio Cairoli (KTM)
2011 – MX2 – Jeffrey Herlings (KTM)

2012 – MX1 – Antonio Cairoli (KTM)
2012 – MX2 – Jeffrey Herlings (KTM)