Britânico surpreende favoritos e vence primeira etapa das motos no Dakar 2015

||

101548_Sunderland-P6J5291_1024
Sunderland saiu na frente após o primeiro dia de prova – Foto: RallyZone Bauer/Barni

 

A primeira etapa do Rally Dakar 2015 mostrou que os favoritos ao título das motos precisam se cuidar, pois os “azarões” podem surpreender na 37ª edição da prova. Na etapa de abertura, que ocorreu neste domingo, 4, e contou com 838 quilômetros de trajeto, sendo 175 km de trechos cronometrados, entre as cidades argentinas de Buenos Aires e Villa Carlos Paz, o britânico Sam Sunderland, da equipe oficial da KTM, saiu com a vitória. Ele desbancou o campeão mundial Paulo Gonçalves (POR), da Honda, e seu companheiro de time e tetracampeão do rali, Marc Coma (ESP), com o tempo total de 1h18min57s.

A diferença de Sunderland, que chegou à sua segunda vitória em sua curta trajetória na competição, para Gonçalves, o segundo colocado, foi de apenas cinco segundos. Já para Coma, que ficou com a terceira posição no percurso que teve estradas rápidas e exigiu potência das motos, a vantagem foi um pouco maior, de 1min12s.

Entre os sul-americanos, destaque para o desempenho do chileno Jeremías Israel. O piloto Honda, da Team HRC, conseguiu a sexta posição, dois minutos atrás do ponteiro. Já o brasileiro Jean Azevedo, da Honda South America Rally Team, ficou com o 28º lugar.

 

Abandono

Apesar do trecho curto do dia, a categoria motos já contou com abandono. O holandês Humphrey Sennvanbasel sofreu uma queda durante a especial, foi socorrido pelos médicos da organização e levado ao centro médico do Dakar.

 

Segunda etapa

A jornada do Dakar continua nesta segunda-feira (5) com uma longa especial entre Villa Carlos Paz a San Juan. Os pilotos das motos terão pela frente 518 km de trechos cronometrados.

 

Resultados (extraoficiais) – 1ª etapa Dakar 2015 – Motos

1º Sam Sunderland (GBR) #6 (KTM) 1h18min57s
2º Paulo Gonçalves (POR) #7 (Honda) +5s
3º Marc Coma (ESP) #1 (KTM) +1min12s
4º Joan Barreda (ESP) #2 (Honda) +1min41s
5º Alain Duclos (FRA) #14 (Sherco) 2min08s
28º Jean Azevedo (BRA) #24 (Honda) +6min36s