Brasileiros são campeões do Rally Dakar 2018 na classe UTV

Brasileiros são campeões do Rally Dakar
Gugelmin e Varela – Foto: José Mario Dias PhotosDakar

 

Os brasileiros Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin são os campeões da categoria para UTVs no 40º Rally Dakar.

A dupla conquistou o título no sábado, 20, em Córdoba, Argentina, após 14 etapas e mais de oito mil quilômetros de desafios a bordo do UTV Can-Am Maverick X3.

O veículo também fez história, pois logo em sua estreia no maior rali do mundo foi o grande destaque entre os UTVs turbinados, que compuseram o grid da prova pela primeira vez.

A dupla brasileira apresentou consistência desde o início da prova. Venceu cinco etapas, recorde entre os UTVs, incluindo os dois dias de disputas em formato maratona – nos quais os competidores rodaram mais de mil quilômetros sem apoio mecânico externo.

– Estou muito emocionado. Dedico o título a minha família, que está sempre ao meu lado, ao navegador Gustavo Gugelmin, responsável por uma navegação perfeita, e para a equipe South Racing Can-Am/Divino Fogão, que proporcionou o melhor UTV e a melhor estrutura possíveis. O Can-Am Maverick X3, mais uma vez, mostrou que está pronto para qualquer situação – disse Varela.

O título do Rally Dakar é inédito na vitoriosa carreira de Varela. Entre os carros, ele é bicampeão mundial da modalidade (classe T2) e conquistou duas taças no Rally dos Sertões. Seu currículo inclui mais de 360 provas off-road disputadas – apenas no Rally Dakar, foram sete participações.

O catarinense Gugelmin, que cumpriu a sua terceira participação no Rally Dakar, possui 19 anos de experiência nas competições off-road.

– O título no Rally Dakar é um sonho realizado. Foi muito difícil chegar até aqui, agora estou muito feliz e tranquilo, com a sensação de dever cumprido. O Brasil está no topo do mundo e espero que essa conquista traga mais apaixonados para o esporte – concluiu Gugelmin.

 

Resultado do 40º Dakar – UTV

1 – REINALDO VARELA / GUSTAVO GUGELMIN (BRA) – 72H 44′ 06” – Can-Am Maverick X3
2 – PATRICE GARROUSTE (FRA) / STEVEN GRIENER (CHE) – 73H 41′ 43”
3 – JOSE LUIS PENA CAMPO/RAFAEL TORNABELL CORDOBA (ESP) – 82H 57′ 26”