Brasileiro de Enduro: primeiro título da categoria Brasil é de Fabio Amaral e sua TT-R 230

TT-R
Fabio Amaral e sua TT-R 230 – Foto: Janjão Santiago

 

O Brasileiro de Enduro de Regularidade 2018 foi a primeira temporada da categoria Brasil – para motos de fabricação nacional – e os primeiros campeões da classe foram Fábio Coelho Amaral e a Yamaha TT-R 230.

O feito foi muito comemorado pela marca japonesa, que tem investido bastante para tornar a TT-R 230 mais popular entre os praticantes de motociclismo off-road.

Também foi a primeira vez que o mineiro Fábio Coelho Amaral disputou uma temporada completa do Brasileiro de Enduro, e venceu todas as provas que esteve presente. O vice-campeão foi Veraldo Rosa, de São Paulo, com uma Honda CRF 230.

Depois de passar por Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, os pilotos voltaram novamente ao estado do Espírito Santo, mais precisamente na cidade de Viana, para o desafio final.

Na última etapa, disputada entre os dias 20 e 21 de julho, foram quase quatrocentos quilômetros de muitas trilhas para definir os campeões brasileiros da temporada.

– Foi incrível poder participar pela primeira vez de toda a temporada do Campeonato Brasileiro. Tive que encarar com minha TT-R 230 trilhas bem diversificadas, de diferentes estilos. Desde as trilhas lisas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, passando pelas pedras de Minas Gerais e finalizando com as matas fechadas e serras capixabas, a moto se portou muito bem e assim conseguimos liderar todo o campeonato, desde a primeira prova. Finalizar com o título de Campeão Brasileiro é gratificante, tenho que agradecer demais a minha equipe, patrocinadores e todos que acreditaram e torceram por mim. Esse título não é meu, é de todos nós – comemorou o novo Campeão Brasileiro de Enduro invicto da Categoria Brasil.

A polivalência e robustez da Yamaha TT-R 230 é inegável, e a cada competição ela prova isso.

Além da vitória esmagadora no Enduro de Regularidade, no mesmo fim de semana o modelo conquistou mais um feito. Rodrigo Khezam e sua TT-R 230 venceram a etapa 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, realizado na cidade de Lençóis Paulista.

Foram 224 km de prova disputados em dois dias, sendo a maior parte do trajeto, por entre plantações de eucalipto. As altas velocidades marcaram a etapa.

Além de vencer a prova na categoria Nacional, Khezam conseguiu um incrível 2º lugar na Geral, disputada por todas as motos, incluindo modelos especiais de alta cilindrada.

Com três vitórias e um segundo lugar, Rodrigo disparou na liderança do campeonato na categoria Nacional e segue na vice-liderança na Geral.

 

Vitória na Geral é de Jomar Grecco

Jomar Grecco

 

Após recuperação de uma lesão que exigiu cirurgia no joelho, o capixaba Jomar Grecco começou a temporada de forma moderada, crescendo ao longo do campeonato.

A coroação pelo esforço veio com mais uma vitória a bordo de sua WR450, a terceira consecutiva do piloto da Yamaha, na final.

Das seis provas disputadas no ano, Jomar Grecco venceu as três últimas para arrematar mais um troféu de campeão brasileiro, o terceiro dele, na categoria Master.

– Essa conquista teve um sabor especial. Comecei a temporada lesionado e foi bem difícil superar as dificuldades. O campeonato todo foi muito disputado e à medida que me recuperei, consegui imprimir um ritmo melhor. O título só veio no último dia de prova do campeonato. Como o regulamento não permitia o descarte da última prova, estava totalmente aberto. Mas no final deu tudo certo e foi bom demais poder conquistar mais um título, principalmente pelo fato de ter sido no meu estado e perto da minha família e amigos – comemorou o novo tricampeão brasileiro de enduro na categoria Master.