Antonio Cairolli na MX1 e Jeffrey Herlings na MX2 vencem GP do México do Mundial de Motocross 2012

||


Pódio da MX2: Searle em segundo, Herlings em primeiro e Horebeek em terceiro – Foto: Youthstream

O GP do México do Mundial de Motocross 2012, realizado neste fim de semana, 12 e 13 de maio, teve o italiano Antonio Cairoli e o holandês Jeffrey Herlings como vencedores nas categorias MX1 e MX2, respectivamente.

Com os resultados, os pilotos da equipe Red Bull KTM mantêm a liderança da competição e vêm ao Brasil para a quinta rodada como favoritos.

A etapa brasileira acontece no próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, no Parque Beto Carrero World, localizado na cidade de Penha, Santa Catarina.

>>> Saiba todos os detalhes do GP Brasil

Após a recusa dos principais pilotos de participarem das provas classificatórias no sábado devido a grande quantidade de poeira na pista mexicana, o domingo amanheceu com a notícia de que todos estariam nas provas finais.

O holandês Jeffrey Herlings ganhou as duas baterias da MX2 com certa facilidade.  Seus principais oponentes foram o britânico Tommy Searle, da Team Floride Monster Energy Kawasaki, segundo colocado no geral, e o colega de Red Bull KTM, o belga Jeremy van Horebeek, que terminou a etapa em terceiro.

Horebeek fez o holeshot nas duas baterias. O francês Valentin Teillet – Rockstar Energy Bud Racing Kawasaki – também apresentou uma pilotagem interessante na primeira bateria, mas acabou caindo e abandonando o GP.

Na MX1, além de Cairoli, o belga da Rockstar Energy Suzuki, Clement Dessale, o francês Christophe Pourcel – CP377 Monster Energy Pro Ciruit Kawasaki – foram os grandes nomes ao lado de David Philippaerts – Monster Energy Yamaha –, que ganhou a segunda bateria de forma brilhante, saindo do pelotão intermediário, ultrapassando todo mundo com muita agressividade.

Na primeira bateria, Philippaerts caiu na volta de abertura, e ainda conseguiu chegar em décimo. Pourcel, que havia feito o holeshot, teve que parar para tirar da roda traseira um pedaço de cerca verde daquelas que limitam a pista, e perdeu muito tempo. Cairoli travou um bonito duelo pela liderança com Desalle, ultrapassando o belga quando faltavam oito voltas para o fim.

O BRMX transmitiu as corridas ao vivo através da parceira MX Live.TV. Quem acompanhou pode assistir, além das provas, entrevistas exclusivas com pilotos e cenas de bastidores. Ao final da corrida, em entrevista à TV, Cairoli comentou as provas:

– Estava em terceiro e bem na segunda bateria, mas cometi um erro, perdi uma posição e voltei forte, tentei dar boas voltas, tentei ultrapassar, mas etava correndo riscos e pensei apenas em vencer o GP – revelou.

Resultados – baterias somadas


MX1
1) Antonio Cairoli (ITA) – 1-3
2) Clement Desalle (BEL) – 2-2
3) David Philippaerts (ITA) – 10-1
4) Ken de Dycker (BEL) – 3-5
5) Tanel Leok (EST) – 5-6

MX2
1) Jeffrey Herlings (HOL) – 1-1
2) Tommy Searle (GBR) – 2-2
3) Jeremy van Horebeek (BEL) – 3-3
4) Joel Roelants (BEL) – 6-4
5) Christophe Charlier (FRA) – 7-5


Classificação do campeonato mundial

MX1
1) Antonio Cairoli (ITA) – 178 pontos
2) Clement Desalle (BEL) – 149 pontos
3) Gautier Paulin (FRA) – 134 pontos
4) Ken de Dycker (BEL) – 131 pontos
5) Christophe Pourcel (FRA) – 129 pontos

MX2
1) Jeffrey Herlings (HOL) – 194 pontos
2) Jeremy van Horebeek (BEL) – 154 pontos
3) Tommy Searle (GBR) – 153 pontos
4) Joel Roelants (BEL) – 118 pontos
5) Jordi Tixier (FRA) – 107 pontos

* Texto atualizado às 21h55 de domingo, 13.