Antonio Cairoli mostra que ainda pode brigar pelo título contra os pilotos mais jovens

||

cairoli_rayarcher
Cairoli sonha com as próximas vitórias – Fotógrafo: Ray Archer

 

Algumas coisas acontecem porque simplesmente precisam acontecer. Durante a última década, pudemos apreciar a tocada única de Antonio Cairoli no Mundial de Motocross. Foram oito títulos ao todo, sendo seis na categoria principal – MXGP -, de 2009 à 2014.

Em 2015, aos 30 anos de idade, o italiano passou por lesões complicadas que atrapalharam o andamento dos seus planos de conquistar o nono título. A primeira lesão aconteceu em Maggiora, Itália, durante a nona etapa do campeonato de 2015. Cairoli corria em casa e sofreu uma queda, fraturou o braço e viu Romain Febvre se aproximar da liderança do campeonato. Nas três etapas seguintes, o italiano tentou competir, mas o desempenho não era o mesmo – entregando ali a chance do nono título.

Na época, Cairoli comentou que não foi nada divertido competir lesionado e não ser capaz de lutar por vitórias, mesmo que tenha dado seu máximo. O piloto ficou fora de cinco etapas e correu na final, em Glen Helen, Estados Unidos, onde estava forte no início do dia, mas voltou a sentir a lesão no braço, finalizando a temporada 2015 em sétimo lugar.

A segunda lesão veio antes do início da temporada 2016, no final de janeiro, quando treinava em Sardenha, na Itália. Cairoli se acidentou e quebrou duas costelas, perdendo as duas primeiras etapas do MX Internacional da Itália. O grande fato é que a lesão também atrapalhou seu desempenho no início do Mundial de Motocross deste ano.

Cairoli chegou a sua primeira vitória em 2016 após sete etapas! Na abertura e na segunda rodada, ficou em quinto lugar, na terceira subiu para quarto. Na quarta etapa, o italiano esteve no pódio pela primeira vez em 2016 com um segundo lugar. Na quinta etapa fez sexto e na sétima, finalmente conseguiu a tão esperada vitória! Assim como venceu a oitava etapa, em Pietramurata, na Itália, em frente a sua torcida.

 

cairoli_trentino_2016
Duas vitórias consecutivas nesta temporada – Crédito: MXGP

 

Atualmente, Cairoli ocupa a terceira posição na classificação geral, atrás de Romain Febvre e do líder Tim Gajser, com uma diferença de 21 e 45 pontos, respectivamente. Entretanto, o campeonato não está nem na metade e promete grandes emoções entre os três ponteiros.

– É muito difícil ganhar no próprio país, especialmente em uma das pistas que, sinceramente, não é minha favorita. Agora estou começando a ganhar confiança e, finalmente, também sinto isso em relação a minha moto. Temos novas peças e estamos testando várias coisas novas, a cada semana chega algo novo e me sinto muito, muito melhor com ela. Sinto que posso melhorar muito. Estou ansioso para o próximo GP, porque a Espanha tem uma pista ótima. Vamos seguir em frente – comentou TC222.

Definitivamente foi um ano complicado para quem estava acostumado a vencer na maioria das vezes. Campeões como Cairoli continuam confiantes. Talvez ele não consiga levar o campeonato neste ano, mas já mostrou o suficiente nas duas últimas semanas, que está brilhando novamente e quer continuar construindo seu legado.

 

cairoli_rayarcher (1)
TC222 correndo em casa – Fotógrafo: Ray Archer

 

cairoli_rayarcher (2)
Em seu lugar preferido #1 – Fotógrafo: Ray Archer

 

cairoli_rayarcher (3)
Feliz ao lado de sua esposa, Jill Cox – Fotógrafo: Ray Archer