Anderson Cidade: O que fazer em semana de corrida?

NOTA DA REDAÇÃO: Anderson Cidade é piloto e instrutor de pilotagem. Ele também escreve aqui no BRMX esporadicamente. Abaixo, você confere artigo dele sobre como se preparar na semana que você tem corrida.

 

anderesoncidade_ac

Anderson Cidade ministra cursos de pilotagem – Fotógrafo: Mau Haas / BRMX

 

O caminho para chegar bem preparado à uma competição é longo. Muitas horas de esforço dentro e fora da pista, bem como litros de suor derramados no processo de preparação. Neste artigo pretendo dar algumas dicas para facilitar o seu desempenho no dia da competição.

Vejo alguns pilotos querendo treinar tudo que não fizeram anteriormente na última semana. Isso resulta em chegar sem o descanso merecido, e com o corpo desidratado/fadigado, ainda se recuperando no dia da competição. Um bom treinador pode te auxiliar a ter uma planilha de treinos, e fazer você chegar ao seu ápice físico e técnico no dia mais importante.

Neste processo, o sono é algo fundamental para recuperação. Não somente a quantidade de horas dormidas, que varia de pessoa para pessoa, mas também o horário do sono vai determinar a qualidade do mesmo. Há mais de 10 anos fui a uma palestra do Nuno Cobra (ex-treinador do Ayrton Senna), na qual ele frisou como é mais saudável dormir das 22h às 6h do que das 2h às 10h, embora em ambas situações você dormirá 8 horas.

Cuide da sua hidratação!!! Não adianta querer beber 10 litros de água somente no sábado e domingo da corrida. A hidratação deve ser diária, com um ênfase ainda maior começando na segunda-feira antecedente a competição. Pesquisas indicam que o corpo humano é constituído de aproximadamente 60% de água. Preciso falar mais alguma coisa? Sempre recomendo aos meus atletas a andarem com uma garrafinha!

Mantenha uma alimentação saudável! Caso você tenha uma dieta, procure manter mesmo no dia da competição. Com um pouco de preparo com antecedência, tudo fica mais fácil. Uma bolsa térmica pode te fazer levar tudo com maior facilidade.

 


Evite riscos desnecessários. Nada pior do que um machucado, corte ou algo do tipo decorrido de uma atividade não necessária na sua rotina final. Cuide do seu bem mais precioso, seu corpo.

Mantenha-se relaxado! Tire seu equipamento após os treinos, e aproveite o descanso entre cada bateria. Alongamentos e aquecimento são importantes neste processo. Se for possível massagear locais doloridos, ainda melhor. O uso de um rolo de espuma ou até mesmo uma bolinha de tênis pode ajudar no processo.

Organização e preparo são peças chaves. Chegar na pista com a moto e equipamentos organizados vai te deixar mais tranquilo para fazer sua parte, e ainda te dará mais tempo para relaxar. Não se esqueça de caminhar na pista, analisando traçados e pontos de ultrapassagem.

Para finalizar, quero deixar duas frases:

“Quanto mais eu me preparo, mais sorte tenho” – Anthony Robbins.

“Quanto mais você sua no treinamento, menos sangra no campo de batalha” – George S. Patton.

Boa preparação a todos!!

 

actrainingA AC20training conta com cursos de pilotagem, assim como planos de treinamentos que se encaixam no seu tempo e orçamento. Entre em contato e marque seus treinos!!! (48) 9911-9246

Fique ligado em nossas redes sociais. Lá postamos sobre nossos cursos, treinamentos e dicas
facebook.com/andersoncidade
instagram @AC20training