2ª etapa do Brasileiro de Enduro FIM é neste fim de semana

Bruno Crivilin – Foto: Idário Café

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018 vai a Patrocínio, Minas Gerais, no sábado e domingo, 14 e 15, para a realização da segunda etapa. O evento é tradicional na cidade, mas promete surpreender os pilotos.

– Teremos mais de 55 km por volta em um percurso inédito. Vamos passar pela região conhecida como “Chapadão de Ferro”, que fica no entorno da cratera de um vulcão extinto, e dessa vez terá mais areia do que pedra no roteiro – revela Maurício Brandão, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Os pilotos completarão três voltas por dia no trajeto. O circuito terá três trechos especiais (cronometrados): o Cross Teste Yamaha, de 2 km, localizado ao lado do Espaço Cultural; o Cross Teste Moto Center Reis, de 3,7 km; e o Enduro Teste Prensato, com 3 km e 100% de terreno arenoso.

– A prova de Patrocínio terá outras características em 2018. Ao invés do domínio das pedras, haverá trechos arenosos, estradas vicinais, terra vermelha e vegetação mais densa, típica do cerrado – continua Maurício.

A base do evento mudou para o Espaço Cultural, onde o público tem acesso livre para ver de perto os pilotos, equipes e motocicletas do Brasileiro de Enduro FIM 2018.

– Teremos estrutura de ponta para receber os fãs e os competidores, com grande área de estacionamento, banheiros e praça de alimentação, cuja renda será totalmente revertida para a Casa do Idoso da cidade.

A etapa de Patrocínio também será válida pelo Campeonato Mineiro de Enduro FIM e pela Copa Cerrado (com disputas apenas no domingo).

– O Campeonato Brasileiro tem como filosofia integrar as competições estaduais e regionais para atrair novos competidores. É importante que todos tenham a oportunidade de competir próximo dos pilotos e equipes que representam a elite da modalidade – conclui Brandão.

Destaques

Na etapa de abertura, realizada em março em Itupeva, São Paulo, o capixaba Bruno Crivilin (equipe Orange BH KTM Racing) saiu na frente nas categorias E1 e Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição. Os outros líderes do campeonato são Luis Oliveira (classe E2 – Yamaha O2 BH Racing), Rômulo Bottrel (E3 – Yamaha O2 BH Racing), Tiago Wernersbach (E4 – Honda Moto Litoral), Patrik Capila (EJúnior – Yamaha O2 BH Racing), Maiara Basso (EFeminina – Sacramento KTM Racing), Nielsen Bueno (E35 – Equipe Husqvarna), Cassiano Tebaldi (E40 – Sacramento KTM Racing), Pélmio Simões (E45 – Yamaha O2 BH Racing), Fábio Campos (E50 – Sacramento KTM Racing) e Gabriel Bellaver (EAmador – Sócramento).

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018 é patrocinado por Rinaldi, Yamaha, ASW, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, Jeri Aventure Ride, KTM Sacramento, O2BH Yamaha, Motorex e Sig Visual.

Programação

13 de abril (sexta-feira)

Das 16h30 às 20h – Funcionamento da secretaria de prova na Cafeteria Dulcerrado

18h30 – Briefing da prova na Cafeteria Dulcerrado

14 de abril (sábado)

Das 7h às 9h50 – Vistorias técnicas e condução das motos ao Parque Fechado

10h – Largada dos dois primeiros pilotos

16h – Previsão de chegada dos primeiros pilotos / Pre-finish

16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado

20h – Divulgação dos resultados no restaurante Traíras Filé

15 de abril (domingo)

Das 7h às 9h – Vistorias técnicas e condução das motos da Copa Cerrado ao Parque Fechado

8h – Largada dos dois primeiros pilotos

13h50 – Previsão de chegada dos primeiros pilotos

16h – Desafio Super Prime

19h – Divulgação dos resultados no restaurante Traíras Filé